A ABRAPSO Editora é a editora da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Ela busca garantir um dos objetivos estatutários da associação, qual seja, o de “propiciar a difusão e o intercâmbio de informações sobre o desenvolvimento do conhecimento e prática da Psicologia Social”.  Assim, ela promove a editoração de obras de Psicologia Social propostas pelos seus associados, Regionais, Diretoria Nacional e profissionais da área, sob a forma de coleções, livros dos Encontros Nacionais da ABRAPSO e obras propostas.  

Sua gestão é realizada por uma Editoria Geral e uma Editoria Executiva. A Editoria Geral é selecionada por meio de edital público junto a seus associados, sob responsabilidade de Comissão designada para esse fim. Além disso, a Editora conta com um Conselho Editorial composto por pesquisadores reconhecidos no campo e que contribuem para o desenvolvimento das ações sob responsabilidade da Editora. 

 

Coleções

Livros de Encontros

Publicações

Clique na Capa para baixar a obra completa

 

Violência ditadura e memória

Psicologia Social nas tramas dos direitos

Mundo sem fronteiras

Produção de conhecimentos

Politicas Sociais, formação e atuação do psicólogo

Interrogações às políticas públicas

Da alma para o corpo e do corpo para o cérebro

Biossegurança e biopolítica no século XXI

A invenção da psicologia social

 

 

 

 

 

Normas para publicação de Livros

LINHA EDITORIAL

A Editora da ABRAPSO publica conteúdos originais incluindo produções de natureza teórica, epistemológica, filosófica, metodológica, relatos de pesquisa e de intervenções que apresentem argumentos e discussões sobre temas relevantes à produção de conhecimento em psicologia social, a partir de uma postura críticacriativaquestionadora e interdisciplinar, que se consolida a partir da resistência a
formas individualistas e abordagens experimentais de pesquisa em psicologia social.

 

1. ANÁLISE DE OBRAS

1.1. As obras submetidas serão avaliadas inicialmente pela Editoria ou membro da Comissão Editorial tendo como critérios principais: a) a
pertinência ao campo da Psicologia Social conforme preconizada pela ABRAPSO, b) a qualidade e densidade teórica e metodológica e c) a relevância/pertinência da obra para o campo de investigação em que a produção se inscreve.

1.2. As propostas aceitas nesta primeira etapa serão encaminhadas para avaliação por membros do Conselho Editorial e/ou consultores/as ad-hoc convidados/as.
1.3. A Editoria decidirá sobre a publicação ou não da obra a partir dos pareceres recebidos.
1.3.1. Propostas de trabalhos premiados e/ou com consultores externos reconhecidos na área poderão dispensar essa etapa, conforme avaliação da Editoria Geral.
1.4. Em caso de Recomendação para publicação, o financiamento da produção da obra, incluindo revisões até o produto final, ficará ao encargo dos/as proponentes.
1.5.  A execução será de responsabilidade da Editora, que cotará os custos junto a 3 prestadores de serviço da área.
1.5.1. Os pagamentos referentes ao processo de editoração das obras são realizados diretamente entre os proponentes e os prestadores de
serviços. 

1.6. Os autores/organizadores deverão receber uma prova do livro para revisão antes da publicação.
 

2. COMO APRESENTAR O TEXTO

2.1 O manuscrito deverá conter a) Folha de rosto com a identificação da obra (título, autor ou organizador, instituição e telefone para eventual contato), b) Apresentação do Manuscrito: breve texto (máximo 3.500 caracteres) em que o/a autor/a ou organizador/a responde a três perguntas: Qual a relação do texto submetido com o campo de estudos da psicologia social? O que esse texto apresenta de original e específico em relação a outras produções sobre o mesmo tema? Por que a ABRAPSO editora foi escolhida para essa submissão? c) Sumário, d) Índice remissivo e e) Currículo resumido do/s autor/es (apenas a última formação, instituição atual com o tipo de vínculo) e email de contato para divulgação (se assim desejar/em);

2.2. O corpo do manuscrito deve observar algumas orientações quanto ao formato: Texto em formato pdf não editável (em caso de aceite os originais serão solicitados em formato doc ou docx); Páginas numeradas a partir do Prefácio, se houver, ou primeiro capítulo; As notas de rodapé devem estar numeradas e configuradas como tal (não apenas números sobrescritos);

2.3. É importante que todo o texto esteja de acordo com as normas técnicas da American Psychological Association – APA 7a. edição;

2.4. Os originais deverão ser acompanhados de Carta de Submissão e Autorização para publicação (modelo disponibilizado abaixo em formato editável);

 

3. SOBRE AS ILUSTRAÇÕES

Os elementos visuais – gráficos, tabelas e ilustrações em geral – ao serem apresentados em uma obra, merecem um cuidado especial, primeiramente, quanto ao direito de uso e em função de aspectos técnicos. Assim convém considerar:

a) Quanto ao uso de elementos visuais que não pertencerem ao/à autor/a, devem ser respeitadas as mesmas normas válidas para textos alheios, ou seja, deve ser citada explicitamente a fonte e respeitados os direitos autorais. Faz-se necessário a autorização por escrito do proprietário da imagem para seu uso consoante com os objetivos da obra (modelo editável abaixo).

b) Quanto ao aspecto técnico, a boa qualidade de fotos ou ilustrações na publicação requer um arquivo com boa resolução (mínimo 300 dpi), podendo ser necessário enviá-los separadamente do texto (em formato jpg, png ou AI).

 

4. OUTRAS AUTORIZAÇÕES

4.1. A ABRAPSO Editora pede máxima atenção e respeito aos direitos autorais das obras alheias que porventura venham a ser utilizadas, incluindo-se a citação de textos, poemas, canções e ilustrações em geral, por estarem sujeitos à Lei dos Direitos de Propriedade Intelectual (Lei 9610/98).

4.2. No caso de cotações com mais de 500 palavras, é imprescindível que os/as autores/as obtenham autorização expressa e por escrito de uso, não sendo suficiente realizar unicamente a citação da fonte.

4.3. Em caso de aceite para publicação, tais autorizações devem ser enviadas para a Editora junto com o Manuscrito em formato editável.

 

5. PRAZO DE PUBLICAÇÃO

Nos casos de recomendação para publicação, será feita a análise dos aspectos práticos, legais e do planejamento semestral e anual da editora. Dessa forma, só será possível definir o prazo para a publicação após essa etapa. Uma vez entrando em produção, o tempo médio para a publicação, incluindo a revisão de autores/organizadores é de 70 dias.

 

6. ENVIO

O material deve ser encaminhado através do email abrapsoeditora@gmail.com

 

Diretoria Nacional da Abrapso – Gestão 2024-2025

Presidenta: Iolete Ribeiro da Silva

Tesouraria: José Fernando de Andrade Costa

1ª Secretaria: Suzana Santos Libardi

2ª Secretaria:  Edinaldo dos Santos Rodrigues

Direção de Comunicação: Caní Jakson Alves da Silva

Direção de Relações Institucionais, Movimentos e Coletivos: Adriana Eiko Matsumoto e Solange Struwka

 

Editor Geral

Emerson Rasera

 

Editora Executiva

Ana Lídia Brizola

 

Conselho Editorial

Ana Maria Jacó-Vilela – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Andrea Vieira Zanella – Universidade Federal de Santa Catarina

Benedito Medrado-Dantas – Universidade Federal de Pernambuco

Conceição Nogueira – Universidade do Porto – Portugal

Francisco Portugal – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Lupicinio Íñiguez-Rueda – Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha

Maria Lívia do Nascimento – Universidade Federal Fluminense

Pedrinho Guareschi – Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Peter Spink – Fundação Getúlio Vargas

A Editora da ABRAPSO utiliza a licença da Creative Commons CC BY 4.0:

https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados – CC BY-NC-ND : Esta licença é a mais restritiva das seis licenças principais, permitindo que os outros façam o download de suas obras e compartilhem-nas desde que deem crédito a você, não as alterem ou façam uso comercial delas.

LINK PARA DOCUMENTAÇÃO CONFORME AS NORMAS DA REVISTA, NO BOTÃO A SEGUIR: