Psicologia social e seus movimentos: 30 anos de ABRAPSO

Como associação de pesquisadores implicados com o projeto democrático, a Abrapso desde aqueles primeiros anos tem pautado seu fazer em postura crítica (que insiste em perguntas que vão além da simples “apreensão da realidade”) tanto na formulação teórica como na formação de profissionais e na proposição de posturas interventivas que considerem a realidade brasileira e latino-americana como cenário, ponto de partida e horizonte.

Tal como Chico Buarque se indagava em 1980 sobre sua Vida (2010) e concluía: “toquei na ferida/ nos nervos, nos fios/ nos olhos dos homens/ de olhos sombrios/ mas, vida, ali/eu sei que fui feliz”, esperamos manter a Abrapso comprometida e convocando-nos a refletir sobre o que temos feito e para onde pretendemos dirigir nossos projetos de sociedade e de vida.

Envolvidos/as pelo clima de celebração dos 30 anos da Abrapso apresentamos esta coletânea como instrumento a serviço do fortalecimento do projeto democrático brasileiro e da manutenção da postura científica crítica da Psicologia Social em seus diálogos com a sociedade. O livro reúne textos dos/as convidados/as a participar dos Simpósios e Fóruns3 que compõem a agenda de atividades do XVI Encontro Nacional da Abrapso, realizado de 12 a 15 de novembro, em Recife.

Os textos, inspirados pelo tema do encontro – A Psicologia Social e seus Movimentos: 30 anos de Abrapso, colocam também o livro em movimento. Como num caleidoscópio, esses textos compõem arranjos plurais que leitores e leitoras podem apreciar desde o seu próprio olhar. 

Desejamos que a leitura do livro contribua para manter a psicologia social em movimento, inspirando ideias e fazeres, mobilizando pesquisadores/as, profissionais e estudantes, em uma roda gigante que insiste em mover(-se), resistindo aos moinhos de vento e às rodas vivas, porque, como diz a música, A gente quer ter voz ativa / no nosso destino mandar (…) A gente vai contra a corrente / Até não poder resistir / Na volta do barco é que sente / O quanto deixou de cumprir / Faz tempo que a gente cultiva / A mais linda roseira que há (…) A gente toma a iniciativa / Viola na rua a cantar (…)

Desejamos a todos/as uma agradável leitura.

Benedito Medrado
Wedna Galindo
Organizadores