Psicologia Social e Políticas de Existência: fronteiras e conflitos

Caros leitores e leitoras, este livro reúne um conjunto de textos produzidos por pesquisadores/as e profissionais que foram convidados/as a participar dos Simpósios do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, realizado em Maceió, entre 31 de outubro e 02 de novembro de 2009.

Inspirados no tema do encontro – Psicologia social e políticas de existência: fronteiras e conflitos –, os/as autores/as apresentam debates teórico-conceituais, narrativas e exemplos de experiências de atuação profissional que expressam a diversidade de modos de estudar e atuar em psicologia social, focalizando objetos e perguntas distintas, na interface entre a pesquisa, a formação e a atuação profissional e política.

Ao idealizarmos esta coletânea, nossa intenção não foi, certamente, a de definir os limites da produção em psicologia social, mas de explorar suas possibilidades, dando visibilidade a diversas formas de fazer em psicologia social, parafraseando Mary Jane Spink (1994), “não na busca do consenso acalentador, mas na busca constante da contradição criativa” (p. 142)

Jefferson Bernardes 
Benedito Medrado
Organizadores