Este livro traz uma seleção de textos de alguns simposistas convidados para o XIX Encontro Nacional da ABRAPSO. Esta edição tem sua publicação na versão impressa e também digital, com o intuito de propiciar ampla divulgação dos debates ocorridos durante o evento. 

O Brasil vive um período histórico marcado pela perda de direitos, pelo levante neoliberal, pelo recrudescimento da ultradireita, de movimentos claramente fascistas, o que exige reflexão crítica e apontamentos para novos caminhos. Buscando contribuir com essa tarefa, este livro reafirma o papel da Psicologia Social na transformação da realidade brasileira.

Resultado de debates entre diferentes pesquisadoras/es, os textos que compõem este livro buscam discutir as relações entre o Estado e a Democracia, tendo em consideração o golpe político de 2015-2016, ainda em curso, que repercute de maneira direta em todas as instâncias sociais, objetivas e subjetivas, e que atravessa e delimita as formas de viver das brasileiras e dos brasileiros no contexto atual. Propõem ainda resgatar a laicidade enquanto marco central para viabilização do diálogo, para defesa das diferenças como direitos, da liberdade para movimentos de resistência e de reflexões calcadas no respeito à diversidade e às várias formas de pensamento, aspectos esses fundamentais em tempos de ondas reacionárias e conservadoras como temos presenciado. 

Diante dessas questões, os capítulos buscam aprofundar as discussões sobre a necessidade de se criar redes de enfrentamento e formas estratégicas de resistência frente à barbárie que estamos vivenciando. Esperamos que esta obra possa auxiliar a potencializar mobilizações e fomentar propostas e ações coletivas que se posicionem contra as ameaças e façam frente ao autoritarismo vigente, promovendo a consolidação de esforços de vários segmentos e atores sociais em prol de uma sociedade mais justa, equânime e democrática. 

Boa leitura! 

Maristela de Souza Pereira
Dolores Galindo
Emerson F. Rasera
Organizadores