Contar histórias é rememorar é inspirar o presente com os olhos no futuro. Rememorar é comemorar ou vice-versa

.: Rosineide Cordeiro e Adélia Souto (Gestão da ABRAPSO Nacional 2008-09)

Construir a memória de uma associação como a ABRAPSO é um trabalho amplo e gigantesco,envolvendo a trajetória desde sua fundação, em julho de 1980, o expressivo número de integrantes (quase mil sócios) e, a conseqüente relevância  de sua produção e representação na História da Psicologia Brasileira.

Presentificar momentos importantes que viveram os personagens abrapsianos e os enfrentaram com ousadia teórica, metodológica e, principalmente, ético-política é um desafio. O Projeto Memória  pretende reunir, organizar  e disponibilizar informações e documentos diversos sobre a  ABRAPSO,  seus feitos históricos, acadêmicos e políticos. Além disso, em convênio com Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e com a autorização dos (as) autores (as) ,  vamos colocar na INTERNET para acesso gratuito livros de psicologia social publicados que se encontram esgotados  e cujos direitos autorais já voltaram para ou autores (as).

O acervo de informações foi organizado em duas sessões: a primeira, “o que é o Projeto Memória”, apresenta os objetivos, como nasceu o projeto e atividades já realizadas; a segunda, “contando nossas histórias” destaca as diretorias nacionais, encontros nacionais e regionais, anais, artigos, dissertações e teses sobre a entidade, além de documentos sobre a história da ABRAPSO e biografias. Acreditamos que o Projeto Memória irá realimentar pesquisas, reflexões teóricas  e o debate sobre a ABRAPSO e a  Psicologia Social no Brasil. Desse modo, convidamos aos abrapsianos que abram seus baús pessoais e profissionais disponibilizando-os ao Projeto Memória.

Objetivos do projeto Memória
1) Reunir e disponibilizar lembranças, documentos, imagens, artigos, anais   e depoimentos da ABRAPSO;
2) Manter  um acervo de informações e narrativas sobre a ABRAPSO;    
3) Difundir e propagar  informações, pesquisas e reflexões a respeito da ABRAPSO

Como nasceu o Projeto?
.: Por Francisco Teixeira Portugal (Gestão 2006-07)

O projeto de constituir uma memória da ABRAPSO durante gestão da diretoria nacional de 2006 e 2007 decorreu da constatação de que muitos documentos, ações, experiências realizadas pela associação estavam se perdendo ao longo do tempo.

A ABRAPSO possui diretorias nacionais itinerantes, o que dificulta o trânsito de seu acervo entre os diferentes locais que as têm abrigado. Historicamente a associação esteve muito mais envolvida com ações relevantes para as questões sociais, “penalizando”, de certa forma, sua organização institucional e sua memória mais formal.

A importância crescente da ABRAPSO no cenário da psicologia brasileira nas últimas décadas demandava, e demanda ainda, a constituição de um acervo sobre sua história. Para além de seu legado nas variadas esferas em que atuou e vem atuando, dos grupos congregados na associação, da memória que se faz em diferentes locais e contextos, como publicações variadas, constituição de outras formas de psicologia social, práticas inovadora (as últimas de difícil organização arquivística), concebíamos como tarefa da diretoria nacional empreender ações para acumular acervos e materiais sobre e da associação e, na medida do possível, publicizá-los no site.

Atividades Desenvolvidas entre 2006 – 2007

Diante do pequeno acervo documental então existente, começamos por fazer uma chamada para que sócios, ex-sócios e simpatizantes enviassem contribuições. Qualquer documento, folder, cartaz de eventos, relatórios, publicações, enfim, tudo que dissesse respeito à história da associação. Alguns artigos, revistas e documentos foram enviados.

A seção memória foi criada no site com o nome Memória da ABRAPSO e dois itens inseridos: Silvia Lane e Artigos. O primeiro, oferece aos interessados dados sobre a trajetória de Silvia Lane, entrevistas, publicações, cronologia, fotos, bem como as manifestações da comunidade quando de seu falecimento. O segundo, publica os artigos enviados pelos autores a partir da chamada feita e versam sobre a história da associação.

Como o resgate e manutenção da memória envolve um processo bem mais amplo e sempre em construção, inserimos, fora dessa seção, todos os números de nosso periódico, os anais dos encontros nacionais e regionais que conseguimos e informações sobre a estrutura da associação.

Os números da revista Psicologia & Sociedade podem ser acessados pelo site da SciElo desde 2002. Colocamos então os números publicados entre 1986 e 2001 acessíveis no site da associação após serem digitalizados. A maioria das capas também foram inseridas, mesmo as referentes aos números que estão na SciElo, já que essa base de dados não as reproduz.

Os anais dos encontros regionais e nacionais também foram inseridos constituindo um importante material sobre a trajetória da ABRAPSO. Há ainda muitos anais a serem inseridos.

Na seção Sobre a ABRAPSO apresentamos ao público alguns documentos sobre sua estrutura, bem como dados sobre as diretorias nacionais e regionais ao longo de sua existência. Também aqui, há ainda uma pesquisa a ser feita para que esses dados sejam completados e um contexto fornecido.

Aglutinar, organizar e tornar essa memória acessível constitui uma forma importante tanto para continuar a construir, quanto para divulgar as faces da associação, além, claro está, da motivação de participar da ABRAPSO pelas vias que estiveram presentes em sua história. Muito do que a ABRAPSO fez na década de 1980, tão importante para o estabelecimento da psicologia social no Brasil, já se distancia de nossos problemas atuais. Expor o que ela fez e tem feito ajudar a pensar no que ela pode fazer, afinal esse é um dos sentidos mais importantes da história.