“O Memorial das Vítimas do Coronavírus no Brasil é uma das iniciativas da Rede de Apoio às Famílias de Vítimas Fatais de Covid-19 no país, uma rede emergencial formada por vários voluntários, profissionais e pessoas solidárias às famílias de vítimas fatais da pandemia de coronavírus no território nacional, à qual já aderiram mais de 60 organizações da sociedade civil se somando à sua formação, manutenção e fortalecimento permanente – em prol das famílias.
A rede se coloca alinhada ao recém lançado Pacto pela Vida e pelo Brasil, proposto pela Comissão Arns de Direitos Humanos, e se organiza diante da aceleração das milhares de mortes confirmadas por covid-19 no País bem como as inúmeras com sintomas suspeitos da doença. Isso ocorre ao mesmo tempo em que a capacidade do Sistema Único de Saúde (SUS) vai sendo pressionada.
O objetivo é gerar uma rede de solidariedade preventiva e ativa desde já, reunindo apoio especializado e humano que pode antecipar esforços e amenizar um pouco o sofrimento devastador, podendo auxiliar na reconstrução da vida dos familiares e amigos que ficam.
A iniciativa independente e sem vinculação partidária é formada por profissionais de diversas áreas, organizações sociais, pesquisadores e demais pessoas solidárias às famílias e amigos das vítimas, propondo amparo imediato a elas, contribuindo para o resgate e preservação dessas memórias num espaço público e indicando um conjunto de medidas concretas imediatas para amenizar o sofrimento dessas pessoas.”