No próximo sábado, 17/10, a partir das 09h, teremos uma excelente oportunidade de começar a discutir possibilidades de intervenções do construcionismo na clínica. Construcionismo? Talvez alguns estejam se perguntando: o que é isso? De fato, tanto construcionismo quanto práticas discursivas são assuntos ainda pouco discutidos aqui em Pernambuco, embora sejam referenciais importantes para psicologia social brasileira.
A idéia é justamente começar a colocar esse assunto na roda. Aproximar, conversar, questionar e também esperamos nos instigar bastante para estudar e conhecer, cada vez mais um pouco. Em anexo, envio dois textos, apenas para aquecer a nossa conversa e também já para colocar essa roda para rodar, desde já!
Nos encontraremos no Salão do Edifício Maria Clarice. Fica na Rua Belarmino Carneiro, nº 252. Madalena. É uma rua paralela a Real da Torre e o prédio fica na frente da Sociedade Psicanalítica do Recife. Qualquer dificuldade, é só ligar 9927 1337 ou 9765 9515.
Pedimos também que vocês confirmem presença, até a sexta-feira, ao meio dia, pelo e-mali:
abrapsorec@gmail.com
É imprescindível para a organização do material que cada um/uma receberá e também um lanche! Falando nisso… como teremos um DIA de conversas, pedimos que cada um/uma traga R$ 10,00. Trata-se de uma pequena contribuição para os lanches e almoço.
É isso! Esperamos ter um dia leve, repleto de trocas e aprendizagens! Teremos também o prazer de contar uma contribuição muito especial. O Prof. Dr. Benedito Medrado, grande referência no construcionismo e práticas discursivas abrirá o nosso encontro! Segue a programação, logo abaixo! Vai ser realmente um dia muito especial!
Abração,
Edna Granja – Coordenação da Associação Brasileira de Psicologia Social em Pernambuco
——————————————————- PROGRAMAÇÃO —————————————————————
Um dia de conversas sobre intervenções construcionistas na clínica
09:00 – Primeira conversa: por que falar em construcionismo social na clínica?
Facilitadores: Benedito Medrado e Edna Granja (Professores da UFPE e membros da Associação Brasileira de Psicologia Social).
11:00 – Segunda conversa: desafios da aproximação do construcionismo social ao campo da psicoterapia.Facilitadoras: Clarissa Carneiro e Dara Andrade (estudantes do 10º e 6º período de Psicologia da UFPE).
12:30-14:00 Almoço
14:00 – Terceira conversa: contribuições do pensamento construcionista para o estudo da prática grupal.
Facilitadoras: Juliana Mazza e Duda Barbosa (estudantes do 10º e 6º período de Psicologia da UFPE).
15:30 – Quarta conversa: (im)possibilidades de intervenções construcionistas nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).Facilitador: Tiago Correa (estudante do 10º período de Psicologia da UFPE e estagiário do CAPS Galdino Loreto).
17:00 – Para a roda não parar de rodar… Conversa sobre a Associação Brasileira de Psicologia Social em Pernambuco.