A nova diretoria nacional da ABRAPSO, eleita em assembleia nacional ao final de 2021, vem para apresentar-se e dar as boas-vindas às/aos associadas/os/es e às novas composições de Núcleos e Regionais. Ainda estamos nos processos para a formalização da gestão, que inclui questões cartoriais e bancárias, mas já iniciamos movimentos para o exercício do período.
Ao iniciar as gestões ABRAPSO (Nacional, Regionais e Núcleos), encontraremos neste biênio duro e complexo contexto. Os ataques ao estado de direito e à classe trabalhadora urbana e rural, especialmente às mulheres, crianças, à população negra, LGBTQIA+, aos povos originários e ribeirinhos, que marcam o cenário nacional prosseguirão em ano eleitoral, em uma economia fragilizada pela pandemia e em um quadro político marcado pelo autoritarismo governamental.
Compreendemos que a nossa práxis, enquanto Psicologia Social, deve responder às demandas postas na realidade e encarnadas nas vidas concretas de nossa população e, nesse sentido, apontar a centralidade da relação da dialética exploração-opressão que conforma nosso contexto.
Assim, interseccionalizar a mirada nos permite ter perspectivas mais aproximadas da complexidade dos problemas sociohistóricos que atravessam a nossa sociedade desde as primeiras invasões, passando pelos processos de escravização e colonização e que seguem produzindo efeitos políticos e subjetivos ainda hoje, materializando modos contemporâneos de guerra e extermínio contra algumas populações, reproduzindo práticas de segregação e exclusão social.
Muitos são os desafios que encontraremos nesse período. Em relação à política interna, é fundamental que possamos exercer diálogos nos espaços previstos estatutariamente, garantindo a contribuição ativa de participantes da gestão da ABRAPSO e das pessoas associadas em momentos de assembleias, reuniões do conselho diretor, e outras instâncias que ousarmos construir.
Em relação à ação da ABRAPSO na sociedade, que possamos potencializar a contribuição da Psicologia Social frente às lutas sociais travadas na atualidade, com ênfase ao momento que atravessamos da pandemia e de eleições majoritárias, fortalecendo instâncias democráticas, a garantia de direitos, o enfrentamento à precarização do trabalho, à violência e autoritarismos.
Que possamos fortalecer uma ABRAPSO voltada para os próximos 40 anos, numa aposta que entende que a diferença, muito longe de ser força divisora, é potência de articulação complexa e prerrogativa de práticas que se componham a partir de um comum. Ansiamos que o caloroso e afetuoso início de gestão que experienciamos neste momento possa nos acompanhar a todes no próximo biênio. Que consigamos reconstituir nossas forças e esperanças para as grandes e importantes lutas que ainda estão por vir.
Conheça a gestão da Diretoria Nacional 2022-2023:
Presidente: Hildeberto Vieira Martins
Primeira Secretária: Lia Vainer Schucman
Segundo Secretário: Samir Perez Mortada
Primeira Tesoureira: Adriana Eiko Matsumoto
Segundo Tesoureiro: Alexandre Bárbara Soares
Diretora de Comunicação: Lílian Caroline Urnau
Diretora de Relações Externas: Céu Silva Cavalcanti
Fale conosco: abrapso@abrapso.org.br




