A ABRAPSO apoia e torna pública carta do Regional Norte em repúdio a um ataque racista registrado em evento do Núcleo Amapá. O ato indigno foi direcionado à Profa. Piedade Videira, que participava da atividade.
Nota de repúdio Regional Norte da ABRAPSO
A Regional Norte da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) vem à público manifestar sua indignação ao episódio racista ocorrido em um evento promovido pelo Núcleo Amapá da ABRAPSO. No dia 15 de agosto de 2020, uma pessoa anônima entra na sala virtual na qual o evento acontecia e profere uma série de injúrias raciais à Profa. Dra. Piedade Videira, professora reconhecida em Macapá por sua luta pelo fortalecimento da população negra.
A ABRAPSO nasce do desejo de construção de uma Psicologia Social crítica, profundamente ligada às lutas contra as injustiças sociais. Portanto, tem como compromisso ético uma defesa intransigente aos direitos humanos e enfrentamento a todas as formas de racismo. O núcleo Amapá já tomou as providências legais para a apuração desse crime. No entanto, é preciso tornar público nosso repúdio a essa situação. Os núcleos que compõem a Regional Norte da ABRAPSO articulam várias ações sociais e em tempos de necessário isolamento social, muitas dessas ações estão sendo feitas por meio virtual, disponibilizando o link para que os eventos se tornem públicos. Comprometidos com o enfrentamento a todas as formas de violência, não aceitamos nenhuma intervenção de cunho racista, uma das maiores mazelas sociais brasileira.
Profa. Piedade, sentimos muitíssimo pela dor causada e nos colocamos à disposição para dialogar sobre possíveis estratégias coletivas de combate ao racismo estrutural/estruturante que ainda constitui as relações sociais brasileiras, infelizmente. Seguiremos com nossas ações, lutas e compromisso com uma Psicologia Social de ampliação da vida.
Regional Norte da ABRAPSO