[IMG=mensagemmaritza]
Nota de pesar da ABRAPSO face ao assassinato do professor de psicologia social e militante de direitos humanos Marcus Vinicius de Oliveira Silva
A Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) vem manifestar seu pesar e indignação face ao assassinato do psicólogo social, militante de direitos humanos e saúde mental e um dos fundadores do movimento cuidar da profissão: Professor Dr. Marcus Vinícius de Oliveira Silva/UFBA.
O ex-conselheiro do Conselho Federal de Psicologia, um dos criadores da Comissão de Direitos Humanos do referido Conselho, professor aposentado da UFBA, pesquisador de temas prementes como as desigualdades sócio-econômicas e exclusão, direitos humanos e saúde mental, subjetividade e subcidadania no Brasil, o psicólogo social foi vítima de um tiro na cabeça, em uma emboscada armada pelo fato dele estar lutando na mediação dos conflitos de demarcação de terras quilombolas e indígenas, no sul da Bahia.
Foi assassinado na batalha por uma sociedade democrática e por ter em sua vida cotidiana a marca de uma psicologia comprometida com a denúncia de violações de direitos e violência, vivenciada pelos grupos que são alvo das mazelas do capital, do coronelismo e das oligarquias do agronegócio brasileiro.
O legado desse psicólogo social permanecerá, tanto na formação e atuação de profissionais, quanto nas lideranças de movimentos sociais e entidades, as quais também lutam, incansavelmente pela implantação e consolidação dos direitos humanos, no Brasil e na América Latina.
Deixamos nossos sentimentos aos familiares e amigos, companheiros e colegas de Marcus Matraga, como era apelidado Marcus Vinícius de Oliveira Silva.
ABRAPSO, 07 de fevereiro de 2016.
Diretoria Nacional da ABRAPSO.
Gestão 2016-2017.