Nota da ABRAPSO em repúdio à violência contra a manifestação dos povos indígenas

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

 

A ABRAPSO VEM PUBLICAMENTE REPUDIAR A VIOLÊNCIA CONTRA A MANIFESTAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS

No dia 25 de abril de 2017, houve intensa repressão policial a mais de três mil indígenas que se manifestavam, à frente do Congresso Nacional, em Brasília/DF, no bojo das ações de participação social do 14º Acampamento Terra Livre.

Nesse dia, os povos indígenas realizavam um ritual político-social de resistência, por meio do qual se posicionavam e se organizaram tal qual uma marcha fúnebre, em protesto direto aos ataques aos seus direitos e às políticas que protegiam e regulavam as demarcações de suas terras, à SESAI, à FUNAI etc. A repressão policial foi realizada com o uso de gás lacrimogênio, spray de pimenta e bala de borracha contra os manifestantes que participavam da marcha, formada em grande parte por povos indígenas, contando com mulheres, crianças e idosos no ato. Diante desse acontecimento, a ABRAPSO vem se solidarizar aos povos indígenas reprimidos de forma tão violenta.

A ABRAPSO vem ainda assinalar a legitimidade das ações de todos os movimentos sociais, os quais têm realizados protestos pacificamente em prol da luta por seus direitos. Há respaldo da liberdade de expressão e da manifestação pública face aos arbítrios cometidos pelos representantes do povo na Constituição Federal de 1988. É constitucional o controle social das políticas públicas. As ruas, praças e prédios públicos são parte dos espaços constitutivos da esfera pública e o povo não pode ser impedido de participar das decisões que lhe concernem e nem dos espaços que são seus lugares de manifestação e condição democrática das liberdades de ir e vir, de ocupar e dialogar.

Diretoria Nacional da ABRAPSO
Gestão 2016-2017 

Veja também:

Em 24/01/2016 – Nota de Repúdio à violência contra os povos indígenas no Brasil
Em 12/03/2016 – Nota de Repúdio à conivência face aos desastres ambientais e morte de lideranças
Em 05/07/2016 – A ABRAPSO se junta ao Repúdio à indicação do General Peternelli para FUNAI
Em 13/07/2016 – Relatório Flacso Brasil chama atenção para suicídio entre jovens indígenas
Em 02/05/2017 – ABRAPSO apoia Declaração do 14º Acampamento Terra Livre