MOBILIZAÇÃO ABRAPSO: Nota de Repúdio da Regional São Paulo à censura teatral

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

 

NOTA DE REPÚDIO À AÇÃO INJUSTIFICADA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO QUE RESULTOU NA CENSURA E INTERRUPÇÃO DO ESPETÁCULO TEATRAL “BLITZ” E NA PRISÃO DE UM DOS ATORES, EM SANTOS/SP

Acompanhe o texto abaixo ou acesse aqui o documento na íntegra

A Associação Brasileira de Psicologia – ABRAPSO – Regional São Paulo, vem expressar seu repúdio à ação da Polícia Militar do Estado de São Paulo durante a apresentação de peça teatral “Blitz – O império que nunca dorme”, da Trupe Olho da Rua, no dia 30/10/2016, na Praça dos Andradas, em Santos.

Ainda no início, policiais militares interromperam a apresentação, apreenderam os materiais e equipamentos da Trupe e prenderam um dos atores sob a alegação de que a peça desrespeitava os símbolos nacionais e resistência. Trata-se de uma razão absurda que se equipara a atos de censura e uma afronta ao direito de livre expressão. Além de se mostrarem truculentos, os policiais ainda ameaçaram apreender os celulares da plateia que diante de sua ação injustificada, conforme os diversos vídeos divulgados nas redes sociais, filmava o que estava acontecendo.

Vale mencionar que, este tipo de ação por parte da Polícia Militar não é novidade. A repressão aos movimentos populares e autônomos é frequente. O movimento dos estudantes secundaristas tem experienciado a mesma violência sob o silêncio e autorização do poder público.

Expressamos nosso total apoio à Trupe Olho da Rua.

Torna-se ainda mais fundamental a luta e a organização pela liberdade de expressão e pela utilização do espaço comum. 

Santos, 31 de outubro de 2016.

ABRAPSO
Associação Brasileira de Psicologia Social
Regional São Paulo