Nota de apoio do Núcleo ABRAPSO Santarém/PA ao movimento de ocupação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) organizado por estudantes e comunidade em geral:
A Associação Brasileira de Psicologia Social, ABRAPSO, criada para lutar, junto com os movimentos sociais contra o governo ditatorial-militar, visa novas possibilidades de construção critica de uma ciência psicologica que se articula em suas diversas áreas de atuação. Considera a política como essência da construção das relações humanas, pretende, através da construção de conhecimentos ética e socialmente comprometidos, contribuir frente as possibilidades de atuação da Psicologia, defendendo a manutenção de uma postura crítica frente aos saberes, de modo a construir uma sociedade mais democrática.
Tendo em vista seu histórico, a Associação Brasileira de Psicologia Social, núcleo Santarém, vem a público declarar apoio ao movimento de ocupação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) organizado por estudantes e comunidade em geral, representados pelas diversidades etnico-racial, cultural, geracional, de necessidades especiais, de gênero, de orientação sexual, contra o (des) governo golpista que assume uma postura antidemocrática e de posição que reafirma um Estado neoliberal em que se desresponsabiliza de seus compromissos com as classes populares de nosso pais. Este governo tem assumido uma frente perversa e eficaz de violações de direitos previstos desde a “declaração mundial de direitos humanos”, documento que inspirou a carta cidadã de 1988, então a nossa Constituição Federal.
Repudiamos também as medidas propostas na PEC 55, a reforma no ensino médio, e outras propostas que representam retrocessos gigantescos nas conquistas advindas CF88 e políticas Públicas, de saúde, educação, assistência e previdência social. Todo o apoio ao movimento legítimo de ocupação na ufopa e nas escolas, institutos federais e universidades Brasil afora.
Assina: ABRAPSO – Núcleo Santarém