A ABRAPSO assina e divulga o Manifesto Conjunto dos Estagiários de Administração, Nível Médio, Psicologia e Serviço Social da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Aproximadamente 600 estagiárias (os) de Psicologia, Serviço Social, Administração e de nível médio foram comunicadas (os) sobre demissão em massa e sua rescisão de contrato de estágio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP) a partir de 01 de maio de 2020, após período de férias compulsórias.
As (os) estagiárias (os) envolvidas (os) e as (os) trabalhadoras (es) dos Centros de Atendimento Multidisciplinares (CAM) da DPESP informaram em manifesto e nota pública que a decisão foi tomada de forma arbitrária, sem diálogo com as (os) estagiárias (os) ou com suas (eus) supervisoras (es). Denunciam situações de violência institucional e impactos emocionais, acadêmicos, técnicos, institucionais e sociais decorrentes desta ação.
Em tempos de crise e ameaças de retrocessos no âmbito das políticas públicas, revela-se ainda mais necessária a atenção voltada a atitudes como esta, que desvalorizam as profissões, sobrecarregam os profissionais e colocam em risco a qualidade e a eficiência dos serviços prestados.
Assim, reafirmamos nosso comprometimento com a promoção e garantia de Direitos Humanos e reiteramos nosso apoio ao Manifesto das (os) estagiárias (os), bem como à Nota Pública realizada por Assistentes Sociais e Psicólogas/os dos Centros de Atendimento Multidisciplinares da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, e endossamos a solicitação de:
criação de uma comissão mista, com participação das/os servidoras/s supervisoras/es, bem como dos/as próprios/as estagiários/as nesse processo, a fim de serem estudadas outras alternativas ao contingenciamento de gastos da instituição que não impliquem em rescisão de contratos de estágio.
Clique aqui e leia o manifesto completo.