Manifesto docentes em luta da UFPB contra a intervenção na instituição

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

ABRAPSO divulga Manifesto do Coletivo Representativo das e dos Docentes em Luta da UFPB contra a intervenção na instituição

“Em 5 de maio de 2021, completaram-se seis meses de intervenção na UFPB! Os impactos têm sido graves no cotidiano da universidade gerida por alguém não escolhido pela comunidade universitária, mas escolhido pelo presidente genocida, anti-ciência e anti-universidade. Não tenham dúvidas, Valdiney Golveia representa quem o colocou lá! E não foram docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFPB que o fizeram.
(…)
Neste período, já se impõe uma grave repressão da liberdade de expressão, organização, manifestação e opinião na UFPB. Proibição de manifestações políticas no Campus I por entidades representativas… proibição de colocação de faixas e manifestações visuais na universidade pela ADUFPB… uso de forças repressivas contra manifestações… orientação de desconto em folha para quem cumprir paralisações decididas em assembleias sindicais… Estes têm sido atos da gestão intervencionista que lesam gravemente os princípios democráticos de pluralidade e liberdade garantidos pela Constituição, e particularmente essenciais para o espírito universitário. Não nos esqueceremos que o interventor, em plena explosão da pandemia e do aumento do número de mortes, publicou portaria, sem respaldo em nenhuma instância representativa, estabelecendo o retorno às atividades presenciais de servidores técnicos, verdadeira ameaça às suas vidas de servidores, assim como do(a)s trabalhadore(a)s terceirizado(a)s, e de suas famílias. A exemplo de seu representado, o interventor voltou atrás em sua decisão. Porém, isto em nada diminui a repugnância à medida proposta inicialmente.
(…)
Não queremos um interventor de Bolsonaro na UFPB, não escolhemos seu programa! Estamos vendo a destruição do país e de milhares de vidas pelo governo que Valdiney representa. Não queremos ver o projeto de Bolsonaro implatado na UFPB ou em qualquer outra instituição de ensino.

Até onde vamos normalizar o inaceitável?!

Precisamos fortalecer o COMITÊ CONTRA A INTERVENÇÃO NA UFPB (@comiteautonomiaufpb), construído por entidades representativas, movimentos, coletivos e indivíduos.

Unidos na luta, a comunidade da UFPB restabelecerá a democracia na UFPB.

Para defender a ciência, a educação e a vida, chega de intervenção!

É URGENTE acabar com esta intervenção e com este governo genocida que ela representa!

#ForaBolsonaro-Mourão #ForaValdiney-Liana

Paraíba, 5 de maio de 2021.
Coletivo Representativo das e dos Docentes em Luta da UFPB”.

Veja a seguir o documento na íntegra.