A ABRAPSO, em posicionamento coletivo com outras entidades científicas brasileiras, manifesta-se contra o relatório do Banco Mundial que recomenda a extinção da gratuidade do Ensino Superior no país:
Leia manifestações de todas as entidades no Jornal da Ciência, publicado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC.
MANIFESTO DA ABRAPSO
A Abrapso (Associação Brasileira de Psicologia Social) defende o ensino superior público, gratuito e de qualidade. Considera que essa é uma forma importante de democratização das relações na sociedade brasileira e que o governo brasileiro deve continuar priorizando políticas que ampliem o acesso e a permanência das populações menos favorecidas na universidade pública. Também é fundamental destacar o papel crucial das universidades públicas na produção de pesquisa no Brasil e o impacto socioeconômico e tecnológico dessa significativa e relevante produção científica. Nesse sentido, demanda maiores investimentos que fortaleçam o ensino, a pesquisa e a extensão universitárias, garantindo o bom funcionamento das universidades e o reconhecimento dos esforços de docentes para formação dos estudantes e produção de conhecimento científico. Além disso, entende que o posicionamento do Banco Mundial é um questionamento inaceitável da autonomia e soberania do país. Emerson Rasera, presidente da Abrapso
Direção Nacional
Gestão 2016-2017