Está em circulação o livro “Psicologia Social do Trabalho”, lançado pela Editora Vozes e organizado pelas pesquisadoras e associadas da ABRAPSO: Maria Chalfin Coutinho, Marcia Hespanhol e Leny Sato:
[IMG=capalivropsicosocialtrabalho]
Psicologia Social do Trabalho
Organizadoras: Maria Chalfin Coutinho, Marcia Hespanhol e Leny Sato
Editora: Vozes
184 páginas
Sobre a obra:
Nesta obra o trabalho é compreendido em sua materialidade e em sua historicidade, o que exige a consideração das relações de poder, da divisão social do trabalho e de valores e ideologias. Assim, só é possível estudar a dimensão psicológica dos trabalhadores, a intersubjetividade e as relações interpessoais levando em conta o contexto concreto em que ocorrem nos âmbitos micro e macrossocial. Tais aspectos norteiam tanto a pesquisa como a intervenção no cotidiano de trabalho, permeado por inúmeras facetas.
Psicologia Social do Trabalho apresenta uma perspectiva de estudo sobre trabalho e processos organizativos que tem sido construída em diversos centros de pesquisa no Brasil. Trata-se de uma contribuição contemporânea que busca suprir a lacuna de uma produção sistematizada sobre o campo do trabalho a partir da Psicologia Social em uma vertente crítica, que conta com elementos que a singularizam, os quais estão enraizados em alguns aspectos: sua história, seus princípios, seus objetivos, sua ética não liberal e em áreas e disciplinas com as quais dialoga.