I Simpósio de História da Formação em Psicologia

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

I Simpósio de História da Formação em Psicologia e o VIII Encontro da Rede de Pesquisadores em História da Psicologia 

Por ocasião da comemoração dos 50 anos da fundação do Instituto de Psicologia da PUC Minas, este Instituto, em parceria com o Grupo de Trabalho de História da Psicologia da ANPEPP e o Centro de Documentação e Pesquisa  Helena Antipoff (CDHA), estão promovendo o I Simpósio de História da Formação em Psicologia e o VIII Encontro da Rede de Pesquisadores em História da Psicologia.

O Curso de Psicologia da PUC Minas, desta forma, coloca em discussão sua própria história, mas o faz de modo articulado com as demais instituições de formação e de construção da profissão e campo cientifico. Note-se que a formação em Psicologia na PUC Minas inicia-se em Abril de 1959 quando é inaugurado o Instituto de Psicologia Aplicada da Universidade Católica. Quando em 1962 foi regulamentada a profissão de psicólogo, pela lei nº 4.119, já se formava a primeira turma de profissionais. Foi, portanto, o 1º curso de Psicologia ofertado em Minas Gerais, e o 3º no Brasil. Trata-se de resgatar um fenômeno de ampliação de oferta de formação dos anos sessenta (século XX), que é anterior à regulamentação da profissão no Brasil. Ao retomar e refletir sobre esta história, problematizaremos a história da formação dos psicólogos brasileiros. Nos eventos propostos, será apresentado o material organizado para o Centro de Documentação Histórica do Instituto de Psicologia da PUC Minas, que visa fortalecer o interesse pela pesquisa e preservação da história mineira.

O objetivo principal dos eventos é o de discutir e problematizar a história e atualidade da formação em Psicologia através dos seguintes eixos:

1. História da formação e das instituições (ensino, licenciatura, bacharelados, graduação, pesquisa e extensão);

2. Política da formação: formação versus profissão (história da formação e do associativismo em psicologia);

3. Teoria e método em história da Psicologia: o método histórico e questões adjacentes à metodologia em história da Psicologia;

4. Biografias de psicólogos, professores e pesquisadores de relevância histórica;

5. Formação em Psicologia na interface com outras profissões.

Trata-se de uma ótima ocasião para retomarmos nossa história e estimularmos a produção científica e acadêmica nas diversas instituições envolvidas na realização do evento.

As pesquisas, projetos e relatos de professores e estudantes serão propostas na forma de resumos que, uma vez aprovados, poderão tomar a forma de artigos completos. Serão organizadas palestras, mesas redondas, sessões coordenadas e de painéis para a divulgação dos trabalhos selecionados.

Maiores informações acessem: http://www.pucminas.br/psicologia_simposio2009/