No último dia 11 de setembro aconteceu em Joinville – SC o Encontro Regional de Psicologia Social Comunitária: relatos e retratos de experiências, no auditório da Associação Catarinense de Ensino – ACE.
O encontro foi organizado pelo curso de Psicologia da ACE/Faculdade Guilherme Guimbala (com a efetiva colaboração dos estudantes Débora, Milena, Marcos, Josiani, Fábio, Brisa e Alessandra e prof. Allan Henrique Gomes), em parceria com a Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO (núcleo Santa Catarina – Coordenação Profa. Neiva de Assis) e abordou as políticas de geração de renda e economia solidária, contando para isto, com a participação de diversos convidados, entre professores, pesquisadores, técnicos sociais – também psicólogos e lideranças de empreendimentos solidários.
A Economia Solidária no Brasil vem se consolidando como uma política pública de geração de trabalho e renda, especialmente depois de 2003, quando foi criada a Secretaria Nacional de Economia Solidária SENAES, vinculada ao Ministério do Trabalho.
Sabe-se que a Economia Solidária é ao mesmo tempo uma teoria de geração de trabalho e renda e ainda um movimento social que considera ser possível a existência de outra economia complementar ao modelo hegemônico de produção. Outra Economia Acontece é o tema do Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES, uma das expressões da organização deste movimento no Brasil.