Hoje, co-memoramos uma data que é resultado de luta, diante de um luto que, significativamente, se reatualiza em nossos Brasis.
No dia 20 de novembro, dia que remete à morte de Zumbi dos Palmares, celebramos Zumbi, enquanto ancestral que nos habita, celebramos a sua consciência, agora tornada nossa, expressa na existência e, sobretudo, na radicalidade da insistência negra.
Neste 20 de novembro, rememoramos o luto que se que reatualiza nos diferentes lugares que nós, negros em movimento, acusamos e recusamos. Em nossa trajetória, ao recusarmos e frustramos a absoluta irracionalidade colonialista e suas imposições racistas, lutamos por outras posições e horizontes, que são fruto de nossas expectativas e desejos.
No contexto científico, um espectro dessa luta também tem se dado na psicologia social brasileira, com psicólogas(os) negras(os) que vêm contribuindo com suas presenças e insistências em diferentes contextos acadêmicos e políticos – historicamente marcados pelo racismo institucional e estrutural.
Hoje, também celebramos as(os) psicólogas negras(os) e aliados que lutam e compõem a ABRAPSO! Nós, da Regional Rio de Janeiro da ABRAPSO, reafirmamos o compromisso com a igualdade racial, nos contrapomos a toda e qualquer discriminação racial e reiteramos a necessidade de uma psicologia social brasileira, que seja, de fato, inclusiva e livre do racismo.
ABRAPSO – Regional Rio