Oi pessoas!
O primeiro semestre foi de muito trabalho em parceria com o Conselho Diretor, que reúne as vice-presidências das regionais e a coordenação dos núcleos da nossa associação. Temos nos dedicado muito a fortalecer a ABRAPSO que queremos!
Segue abaixo algumas das nossas ações nesse período:
Representações:
-
Quatro Reuniões do FENPB (Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira)
-
Reunião da SBPC (Sociedade Brasileira de Psicologia Científica)
-
Comissão Científica do V Congresso Brasileiro de Psicologia, que acontecerá em Novembro/2018
-
Ulapsi
2. Outras ações/decisões
-
Financeiro
Informamos que a atual Diretoria Nacional está empenhando todos os esforços necessários para a completa ativação e acesso à conta bancária institucional da ABRAPSO, e que devido à isso, ainda não pudemos realizar as cobranças dos boletos de anuidade.
Assim que houver resoluções dos problemas burocráticos da gestão junto à agência bancária, faremos informe financeiro e iniciaremos campanha para anuidades 2018.
Para saber mais sobre a relação com as instituições bancárias, clique aqui para acessar pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), com organizações do Terceiro Setor, mas que expressam as limitações também encontradas por nós.
-
Saída do Consórcio que financia o congresso da IUPsyS no Brasil
A IUPsyS – International Union of Psychological Science – organizou um consórcio para a realização do seu congresso aqui no Brasil em 2024. Inicialmente a ABRAPSO fazia parte desse consórcio; entretanto, ao participar de algumas reuniões e discussões sobre essa proposta, percebemos que não se tratava de um evento condizente com os princípios da ABRAPSO (para mais informações sobre a IUPsyS e seu congresso, clique aqui). Consultamos os vice-presidentes e, por consenso, optamos por nos desligar desse consórcio.
Reconhecemos a necessidade de parcerias da ABRAPSO com associações e entidades estrangeiras, bem como contribuirmos com projetos e processos de internacionalização da psicologia; no entanto, nesse caso, compreendemos que a construção de um congresso internacional de psicologia no Brasil precisa considerar os espaços políticos de organização de nossas entidades. Entendemos que a psicologia brasileira e latino-americana, em suas diversidades, pluralidades e contribuições em direção a uma práxis descolonizadora devem ser consideradas e que as tratativas para tal inserção na consecução do referido consórcio restaram mal-sucedidas.
-
Sobre a Ulapsi
Ao longo desse semestre, participamos de reuniões com representantes de distintas entidades latino-americanas de Psicologia que fazem parte da ULAPSI (União Latino Americana das Entidades de Psicologia). Também participamos, entre os dias 26 e 28 de Julho, do VII Congresso da ULAPSI. Em assembleia realizada neste congresso, na qual participaram entidades de psicologia de diferentes países filiadas à ULAPSI, a ABRAPSO assumiu a cadeira de Conselheiro Titular no Conselho Deliberativo da ULAPSI representando o Brasil, juntamente com o CRP 04 (MG), que estará como conselheiro suplente nessa gestão 2019-2020 da ULAPSI.
-
Sobre o V Congresso Brasileiro de Psicologia
O Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão é uma atividade realizada pelo FENPB a cada quatro anos. Esse ano será realizado em São Paulo entre os dias 14 e 18 de Novembro, esta edição traz como tema Psicologia, direitos sociais e políticas públicas: avanços e desafios. A ABRAPSO tem participado ativamente da organização deste encontro e realizará alguns simpósios – em breve traremos maiores informações sobre essas atividades! Para maiores informações sobre o V CBP, clique aqui.
-
Reuniões com Vice-presidentes.
Buscando cumprir o compromisso de potencializar processos de comunicação e articulação entre as diferentes instâncias da ABRAPSO, até o momento realizamos 2 reuniões com os vice-presidentes e já temos agendada a terceira para o próximo dia 18. Nessas reuniões repassamos os informes (tanto da Diretoria Nacional quanto das Regionais) e deliberamos sobre questões diversas que se colocam para a ABRAPSO, como os eventos, as notas, as participações em fóruns e atividades diversas, etc.
3. Notas
4. Redes Sociais
Alcançamos 20.000 curtidas no Facebook, neste mês. O Facebook, por ser uma plataforma interativa e de grande alcance, permite a comunicação e interação entre associados e interessados na Psicologia Social. Também serve como ferramenta que dá visibilidade à Associação. É possível acompanhar as publicações, mesmo não participando do Facebook. Clique aqui e conheça mais!