ACONTECE ABRAPSO: Núcleo Floripa convida para 2ª Roda de Conversa Tecendo Redes

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

 

O Núcleo ABRAPSO Florianópolis/SC convida para a 2ª Roda de Conversa: Tecendo Redes Contra o Retrocesso!

Data: 13 de dezembro
Hora: 18h30
Local: Casa Chico Mendes, Rua Pau Brasil, nº 16 – Bairro Monte Cristo – Florianópolis

 

[IMG=eventonucleofloriparedes2]

 

Democracia, Políticas Sociais e Direitos Humanos: tecendo redes contra o retrocesso

No dia 29 de novembro de 2016, um grupo de pessoas e representações de diferentes lugares da grande Florianópolis se reuniu na ADEH (Associação de Direitos Humanos), para tecer diálogos e redes de enfrentamento contra os retrocessos em curso. Estiveram presentes psicólogas/os da Assistência Social, Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP/SC), Conselho Regional de Psicologia (CRP-12), Associação Brasileira de Psicologia Social (Núcleo ABRAPSO Florianópolis), Articulação Nacional de psicólogas/os negras/os e pesquisadores/as (ANPSINEP/SC), representantes da Associação de Doulas de Santa Catarina (ADOSC) e da Casa Chico Mendes. O objetivo do encontro, promovido pelo Núcleo Florianópolis da ABRAPSO, foi de estabelecer relações entre diferentes atores para o enfrentamento em rede diante dos retrocessos materializados pela aprovação da PEC 55 e da perda de direitos sociais engendrados pela atual conjuntura nacional.

Durante o encontro foram encaminhados: o fortalecimento desta rede por meio da organização de novas rodas de conversa e ampliação do convite a outros coletivos, movimentos, pessoas, instituições; a necessidade de resistência e reinvenção de formas de luta, apostando na potência do afeto como motor das mobilizações; aproximação com as realidades das periferias e das populações negras; prosseguir no apoio e aprendizado junto aos movimentos de ocupação universitária e secundarista; participação no Lançamento da construção do Plano de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens Negros e Pobres em Santa Catarina, dia 09/12 às 19h no Plenarinho da ALESC.

Diante da aprovação da PEC 55, bem como de toda a conjuntura nacional de retrocessos no que diz respeito aos direitos humanos e às políticas sociais, entendemos que é imperativo o trabalho em rede para os enfrentamentos necessários. Assim, convidamos a todos e todas para: 2ª Roda de Conversa: tecendo redes contra o retrocesso!