ABRAPSO repudia reforma do Ensino Médio proposta pelo Ministro da Educação

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

 

ABRAPSO REPUDIA REFORMA DO ENSINO MÉDIO PROPOSTA PELO MINISTRO DA EDUCAÇÃO MENDONÇA FILHO, NA GESTÃO TEMER

No dia 14 de setembro de 2016, o Ministro da Educação Mendonça Filho (DEM) afirmou que enviará ao Congresso Nacional uma Medida Provisória com a proposta de reformar o ensino médio se o Projeto de Lei (PL) 6.840/2013 continuar tendo entraves à aprovação rápida no Congresso Nacional. Tanto o PL supracitado quanto a Medida Provisória em tela sintetizam propostas de retirada da filosofia, geografia, história e sociologia do ensino médio; também a flexibilização de contratação de professoras e professores, podendo ocorrer sem concurso público, além do retorno de atividades similares à Educação, Moral e Cívica e Organização Social e Política do Brasil (OSPB), ambas disciplinas obrigatórias no período da ditadura militar.

Várias entidades que compõem o Movimento Nacional do Ensino Médio como a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) têm se posicionado contrariamente a essa reforma.

Diante de uma proposição de tamanho retrocesso, a ABRAPSO vem publicamente endossar sua posição em favor da educação pública e se opor à reforma do ensino médio proposta pelo Ministro da Educação e contra o PL 6.840/2013. A educação deve ter uma base de formação para a cidadania e pensamento crítico, e compreendemos que flexibilizar a contratação de professores fora de concurso público é mais uma forma de privatizar e precarizar a política de educação e do trabalho das professoras e professores.

Direção Nacional
Gestão 2016-2017