Com 379 votos favoráveis e 131 contrários, o texto base da Reforma da Previdência foi aprovado em primeiro turno na última quarta-feira, dia 10. Trata-se de mais um duro golpe à classe trabalhadora brasileira, que tem tido sistemáticas perdas de seus direitos nos últimos governos.
Apesar de vender-se como é para todos/é o melhor para o Brasil essa medida se junta a um conjunto de ações de cunho neoliberal que se nega a mexer em benefícios e privilégios de algumas categorias específicas enquanto submete a maioria absoluta dos trabalhadores a condições cada vez mais precárias de existência. Na prática essa nova legislação obriga os trabalhadores a trabalharem até morrer para, talvez, terem o mínimo de condições para a sobrevivência.
A ABRAPSO sempre se posicionou ao lado dos trabalhadores e se orgulha de ter entre as suas finalidades estatutárias o compromisso ético-político com as populações submetidas a desigualdades sociais e econômicas, em condição de vulnerabilidade, opressão ou violência de qualquer ordem, contribuindo para a transformação em uma sociedade justa e igualitária. Como tal, não poderia deixar de se manifestar contra essa reforma.