ABRAPSO apoia e assina nota da ABEP: A Psicologia em Defesa da Democracia

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

 

A Psicologia em Defesa da Democracia e do Estado de Direito

 

A Psicologia, por meio de suas entidades, tem afirmado e defendido valores democráticos que garantam o debate amplo, respeitoso e plural das ideias e projetos que circulam em nossa sociedade. No exercício de nossa profissão, aprendemos a defender a liberdade de expressão, a convivência da diversidade e os espaços coletivos de reflexão que possam fomentar a paz social.

A Psicologia sabe que essa paz não é sinônimo de quietude, de medo, de silêncio ou impunidade, mas, ao contrário é baseada na possibilidade real da convivência da diferença, garantida pela ênfase no debate e no respeito ao outro. Estes são princípios que regem a Psicologia e que a colocam atenta na sociedade a todas as ações que, em sentido contrário, silenciem o coletivo e imponham uma única versão da vida.

Temos defendido de modo intransigente a igualdade de direitos, a aceitação da vontade da maioria e o debate permanente, condição da mais qualificada democracia.

Diante de acontecimentos que procuram constranger e desvalorizar projetos em defesa da igualdade e da construção de melhores condições de vida para uma maioria de nossa população, não podemos, como categoria profissional, nos calar e expressamos nossa oposição ao uso do poder por instituições do Estado.

Exigimos uma conduta republicana das instituições do Estado. Exigimos um jornalismo crítico e de qualidade, das empresas midiáticas, que não fomente o ódio ou o medo, que não oculte informações e que saiba coloca-las todas a disposição do debate democrático. Exigimos uma justiça que se aplique e exerça igualitariamente e um sistema jurídico que não suprima direitos fundamentais.

Da verdadeira democracia as entidades da Psicologia não abrem mão, porque a reconhecem como condição necessária à paz social.

ABEP- Associação Brasileira de Ensino de Psicologia