A gestão nacional da nossa Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) desde a sua eleição assumiu o compromisso ético-político de asseverar o engajamento vivo da ABRAPSO com a democracia, com a justiça social e com o fortalecimento de uma Psicologia Social politicamente orientada para a produção de saberes teóricos, metodológicos e fazeres sintonizados com os ideais de autonomia e empoderamento popular.
A ABRAPSO nasceu no princípio dos anos 1980 por meio da ação de profissionais, pesquisadores, estudantes e militantes que trabalhavam pela democratização do país e que, de maneira justificada, lutavam contra as violências e o terrorismo de estado engendrados pelos dirigentes da ditadura civil-militar sob as bênçãos dos seus apoiadores. Agora, 40 anos depois, encontramo-nos novamente num período posterior a outro golpe de estado, que desdobrou em processos de desorganização política que nos conduziram ao momento presente, em que temos como chefe do poder executivo da república um autocrata. Este cenário político, por si dramático e inquietante, foi agravado em março de 2020 quando país despertou para a gravidade e os desafios sociopolíticos, econômicos, sanitários, científicos e à saúde pública impostos pela pandemia COVID-19.
Não obstante este contexto temos ladeado com os Núcleos e Regionais firmemente decididos a assegurar que a ABRAPSO mantenha a sua trajetória de jamais se render à neutralidade irresponsável que possa afastá-la de suas bases e dos movimentos sociais nesta quadra histórica marcada pelo autoritarismo e pelas ameaças às nossas vidas. A despeito disso, não se pode negar que o momento nos solicita prudência e responsabilidade para garantir que a ABRAPSO será capaz de superar o tempo presente, que inclui redução da arrecadação de recursos financeiros, já parcela significativa das pessoas afiliadas à nossa Associação vivenciam adversidades econômicas pessoais (cumpre lembrar – 60% das afiliadas são estudantes). Atenta à questão e preocupada em afiançar que a ABRAPSO continuará sendo capaz de mobilizar pessoas e promover as movimentações sociais imprescindíveis ao prosseguimento dos nossos compromissos populares históricos a gestão nacional da ABRAPSO decidiu elaborar um planejamento de sustentação financeira que se alonga de 2020 até o final de 2022, de maneira que a Associação possa se manter vigorosa economicamente e preparada para continuar a prover todas as suas atividades fundamentais, a saber :
– Investimentos nas ações dos Núcleos e Regionais. Não abrimos mão de apoiar Núcleos e Regionais, tanto em suas ações rotineiras quanto nos seus eventos (temos pronto um manual orientador da prestação de contas, que será entregue a todos os Núcleos e Regionais até fevereiro, e garantirá o repasse e prestação responsável de contas à associação por todos os nossos segmentos).
– Difusão de saberes por meio: a) do canal ABRAPSO no youtube já temos mais de 80 vídeos e 200 horas de conteúdo; b) da oferta e realização de cursos livres e de extensão gratuitamente; c) da publicações de livros dedicados ao registro dos Encontros Regionais e Nacional; d) do seu periódico científico, Psicologia & Sociedade, o qual terá incremento nos recursos repassados.
– Custeio das contas correntes e obrigatórias (impostos, assessoria contábil, manutenção do site, tarifas e taxas bancárias, etc.).
– Realização do nosso evento bianual em novembro de 2021.
FUNDAMENTAL: estamos garantindo recursos para 2022 destinados ao pagamento das contas correntes e custeio da realização de evento a ser promovido pela próxima gestão nacional. Desta maneira a ABRAPSO superará o momento de crise pandêmica e financeira do país sem redução das suas atividades.
Ainda, as próximas gestões da ABRAPSO Nacional, dos Regionais e Núcleos terão segurança de que o trabalho que realizamos não será abalado por quaisquer desequilíbrios ou desajustes financeiros e no campo da administração da Associação.
Nesta segunda, dia 14 de dezembro de 2020, a proposta de sustentação financeira e das atividades foi apresentada aos Regionais. Após dialogo e apreciação coletiva o plano foi considerado importante para o enfrentamento do quadro geral ora vivido e eficiente para asseverar a conservação da ABRAPSO.
OS PRÓXIMOS PASSOS:
– Apresentar o plano e dialogar com as coordenações dos Núcleos (as reuniões serão agendadas para diálogo coletivo com os núcleos de cada Regional solicitamos que aguardem as indicações e agendamentos)
– Reduzir até 01 de março de 2021 os gastos da ABRAPSO ao custeio das contas correntes, de maneira que a Associação possa analisar o desenrolar dos processos pandêmico e de vacinação, bem como os seus desdobramentos, garantindo que a implantação do projeto de sustentação da Associação até 2022 aconteça com segurança institucional e financeira.
COMUNICADO PÚBLICO IMPORTANTE AOS PRESTADORES DE SERVIÇOS
Perante a conjuntura relatada e o plano de sustentação da ABRAPSO informamos a todas as empresas, prestadores de serviços e demais interessados que: estão expressamente proibidas a aquisição de bens ou a contratação de quaisquer serviços ou profissionais sem a autorização por escrito da Diretoria Nacional, notadamente o seu tesoureiro e o seu presidente, os quais devem assinar e aprovar conjuntamente quaisquer contratações. Comunicamos aos prestadores de serviços e demais profissionais que atuam ou trabalharam anteriormente com a nossa Associação, em todas as suas dimensões, que contratações de terceiros ou a assunção de dívidas ou custos em nome da ABRAPSO e o uso do seu CNPJ não podem (e jamais puderam) ser feitos sem a anuência por escrito da Diretorial Nacional. Caso sejam realizadas quaisquer contratações sem devida autorização da gestão nacional da ABRAPSO, a associação não se responsabilizará pelo pagamento do serviço.
ABRAPSO Gestão 2020-2021
Presidência Deivis Perez (UNESP)
Secretaria – Vanessa Louise Batista (UFC e UFSCar)
Tesoureiro Régis de Toledo Souza (UNITAU)
Diretora de comunicações: Maria Cristina Dancham Simões (PUC SP)
Diretor de relações internas: Pedro Henrique Antunes da Costa (UnB)
Diretora de relações externas: Mariana de Almeida Pinto – estudante/ doutoranda UFJF