AMANHÃ, 17h-O autoritarismo conservador neoliberal no Brasil

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias
AMANHÃ, 17h-O autoritarismo conservador neoliberal no Brasil
Nesta quinta, 20/8, às 17h
 

O autoritarismo conservador neoliberal no Brasil e seus efeitos para o campo democrático

EVENTO ORGANIZADO E REALIZADO PELO NÚCLEO BH – Regional Minas Gerais.

APOIO – Abrapso Nacional

O Estado pode ser compreendido, a partir de algumas perspectivas, como a instituição que dirige a sociedade mediante os órgãos que o constituem. Em determinado momento histórico, as políticas públicas postas em prática mudam de caráter de acordo com a natureza das forças econômicas, políticas e sociais que compõem os governos que assumem controle do Estado, que por sua vez resulta do equilíbrio entre as mesmas forças na sociedade.

Portanto, as tensões entre Estado e sociedade podem ser verificadas historicamente, mas não são inevitáveis, porque são consequência do grau de conflito entre as forças econômicas, políticas e sociais (culturais) presentes em ambas.

Entre a crise econômica de 2008 e as eleições de 2018 o campo conservador-liberal conseguiu abrir caminho para o seu retorno, apoiando uma aliança para conquistar o Estado. De um lado, apresentaram um programa liberal de estado mínimo no que diz respeito ao controle social das atividades dos setores empresariais, que já levou à drástica diminuição dos direitos humanos econômicos e políticos da grande maioria da população. Do outro, a ala conservadora divulgou uma agenda de mudanças radicais no trato dos direitos humanos sociais das minorias com idêntico resultado.

O resultado desse duplo golpe conservador e liberal é a predominância de relações individualistas de mercado sobre relações de solidariedade, junto com a rejeição de respeito à diversidade e promoção de igualdade.

Esta Live tem como objetivo principal, portanto, debater o acirramento do autoritarismo conservador neoliberal no contexto brasileiro, a partir da predominância de relações individualistas de mercado sobre relações de solidariedade e do ataque às minorias políticas e aos direitos sociais reconhecidos formalmente pela constituição, os quais produzem um desrespeito à diversidade e à promoção da igualdade.

Pessoas convidadas

Deputada Federal Áurea Carolina

Prof. Cristiano Rodrigues / DCP UFMG

Maria Tereza dos Santos / Presidente da Associação dos Amigos e Familiares de Pessoas Privadas de Liberdade

QUANDO – 20 de Agosto de 2020, quinta-feira, 17 horas

PLATAFORMAS 

https://www.facebook.com/abrapso

https://www.youtube.com/channel/UCqp9heuag9Scz_nByxlQWuQ