Os povos indígenas enfrentam, há mais de 500 anos, batalhas contínuas para conseguirem (re)existir. Uma luta pela manutenção e fortalecimento de suas práticas culturais e linguísticas, contra a exploração de suas terras e os seus meios de subsistência e, principalmente, contra o seu direito de ser e existir. Agora, diante do contexto de pandemia, é preciso guerrear contra mais um inimigo, a Covid-19.
Segundo o site https://covid19.socioambiental.org/, todas as pessoas podem se contaminar por entrar em contato com um vírus novo, mas as populações indígenas estão numa situação de maior vulnerabilidade diante da pandemia, resultado de um processo histórico de desigualdade social, econômica e precariedades no acesso à saúde e educação que estes povos vivenciam.
Para fortalecer as comunidades indígenas frente ao avanço da Covid-19 é preciso uma ampla ação das políticas públicas de saúde voltadas a este público. Entretanto, o que visualizamos no cenário brasileiro é exatamente o contrário: direitos arduamente conquistados sendo destruídos e o Sistema Único de Saúde (SUS) que, sucateado pelas políticas neoliberais, não está sendo suficiente para dar respostas efetivas diante do novo coronavírus nem para os moradores das cidades, nem do campo, menos para os indígenas e outros povos tradicionais.
Diante deste contexto de negligência intencional do Estado e dos riscos de dizimação de comunidades indígenas, o Núcleo Porto Velho da ABRAPSO apoia a campanha Máscaras para os povos indígenas de Rondônia, estratégia criada entre os parceiros e as comunidades indígenas para prevenir o avanço do Covid-19 entre nas aldeias rondonienses. No site https://povosindigenasro.myportfolio.com/ é possível encontrar mais informações sobre a campanha, mas a demanda é de pelo menos 30 mil máscaras que serão distribuídas entre os povos indígenas.
Assim, conclamamos a todes as regionais da ABRAPSO e a população em geral para que participem da campanha, colaborando com o que for possível e/ou divulgando a campanha.
Lembrete: ressaltamos que os comprovantes devem ser enviados para algum dos contatos da imagem acima para que seja realizado o controle e a prestação de contas ao final da ação.