ABRAPSO – Dia mundial da Saúde: Psicologia Social em defesa do SUS
Neste Dia Mundial da Saúde a Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) manifesta a sua deferência e respeito às pessoas que atuam nesta área, em especial a todas as psicólogas que estudam, trabalham ou realizam as suas pesquisas científicas neste segmento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu especificamente 7 de abril para promover ações voltadas para a garantia da saúde e a melhoria da qualidade de vida. No Brasil contemporâneo, a ABRAPSO compreende que a data enseja a reflexão acerca dos rumos da Saúde Pública, setor particularmente afetado pelas inúmeras medidas antipopulares e lesivas aos interesses nacionais realizadas pelos governos Temer e Bolsonaro. A drástica redução orçamentária para o Sistema Único de Saúde (SUS), que no ano de 2019 perdeu mais de vinte bilhões de reais, associada à precarização das condições de trabalho do seu quadro funcional e ao estímulo crescente à expansão do alcance dos serviços privados no setor, conduziram, na prática, à negação do direito à saúde para a população empobrecida.
Em consequência deste quadro é que o Dia Mundial da Saúde nos solicita, em primeiro lugar, um posicionamento enérgico em defesa do SUS e da salvaguarda do acesso do povo à saúde, que deve ser pública, universal, gratuita e de qualidade.
A ABRAPSO reafirma o seu compromisso com o fortalecimento de uma Psicologia Social engajada e situada, comprometida com a classe trabalhadora e com o fim de toda a exploração e opressão. Nesta perspectiva é que nas lutas coletivas pela Saúde pública e popular todas as pessoas abrapsianas dizem Presente!