A ABRAPSO nasceu há 38 anos, junto com os primeiros passos para a redemocratização do país depois de uma longa e penosa ditadura. Mas nossa história é anterior a isso: somos resultado da luta de uma série de pessoas preocupadas e comprometidas com a construção de uma sociedade melhor e em como a Psicologia, orientada pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, pode contribuir para isso; pessoas que dedicaram a vida à construção de uma sociedade justa e democrática e que forjaram isso em nossa associação. Não são só nossos princípios. Nossas práticas, nossas lutas, nossas produções carregam esses ideais.
Sempre nos colocamos contra todas as declarações e práticas machistas, homofóbicas, racistas e misóginas; mas, em tempos em que a intolerância cresce, é necessário afirmar e reforçar nosso lado: estamos do lado da democracia, da busca por uma sociedade justa e igualitária, contra todas as manifestações de ódio e intolerância às minorias, contra o fascismo cotidiano.
Nesse sentido, e tendo em vista o contexto das eleições majoritárias em nosso país, a ABRAPSO une-se com diferentes coletivos, movimentos sociais e políticos para enfrentar os retrocessos que se anunciam como motes de campanhas eleitorais, num sentido mais amplo, e, mais especificamente, a propositura no campo declaradamente da intolerância e da violência de um dos candidatos à presidência.
NENHUM DIREITO A MENOS! #ELENÃO