Fórum ABRAPSO que queremos: Participação Estudantil e Carta dos/as Estudantes

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

 

FÓRUM ABRAPSO QUE QUEREMOS: PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL

Coordenadora: Marília dos Santos Amaral

Relator: Marcos Ribeiro Mesquita

O presente fórum foi realizado no dia 03 de novembro de 2017, no Anfiteatro 5S, por meio de uma roda de conversa e teve como finalidade pensar conjuntamente com as e os estudantes presentes no evento, políticas que fortaleçam a participação estudantil no cotidiano da ABRAPSO. Nesse sentido, decidimos, em um primeiro momento, discutir as experiências de organização estudantil nos mais variados núcleos da ABRAPSO existentes no país, para depois pensarmos em estratégias de fortalecimento de redes entre as/os estudantes na associação.

As e os presentes compartilharam suas diferentes realidades e apresentaram as atividades que organizam no seu cotidiano: fórum de debates, discussão de filmes, rodas de conversas, participação em manifestações, apoios a movimentos sociais, etc. Afirmam essas atividades como um modo de construir uma psicologia comprometida em um ambiente de formação que inda insiste em não relacionar as questões da realidade social a uma perspectiva crítica da psicologia.

Além de compartilharem as atividades que desenvolvem, as e os participantes trouxeram para o debate do fórum as experiências de organização dos núcleos. Um deles, formado apenas por estudantes, provoca a discussão do lugar que elas e eles ocupam nos núcleos. Muitos compartilham que a participação das e dos estudantes em alguns núcleos ainda é pequena e/ou hierarquizada. Considerando que são a maioria das/os associadas/os da ABRAPSO, reivindicam maior espaço de visibilidade, participação e poder de decisão em todos os níveis, dos núcleos à direção nacional. Também fizeram críticas à inexistência de políticas por parte da associação que facilitem a presença das e dos estudantes em seu maior evento. Relataram, por exemplo, o alto preço das inscrições e a ausência de mais e melhores vagas de hospedagem e um baixo preço de custo para alimentação.  

O fórum também discutiu e deliberou pela criação de uma rede constituída por estudantes com o objetivo de fortalecer a sua participação na ABRAPSO. Assim, duas decisões foram tomadas pelo grupo: a criação de um grupo no whatsapp como uma estratégia de comunicação e articulação da rede e a produção de uma carta (Carta dos(as) Estudantes) lida na assembleia nacional durante o XIX Encontro Nacional da ABRAPSO, com o conteúdo do debate do fórum e suas principais reivindicações.

Por fim, as e os participantes manifestaram a importância da realização deste fórum, ausente nos eventos anteriores, para a construção de uma política efetiva de participação estudantil na ABRAPSO. 

 

CARTA DOS ESTUDANTES PRESENTES NO XIX ENCONTRO DA ABRAPSO

Nós, estudantes presentes neste Encontro Nacional da Abrapso, associados e não associados, integrantes e não integrantes de núcleos, viemos por meio desta defender a democratização da participação dos estudantes na associação.

Entendemos que a Abrapso defende a importância de considerar todos os contextos sociais, a coletividade e as singularidades, porém experienciamos uma contradição entre os princípios defendidos pela associação e algumas práticas, somos cientes de que os estudantes representam entre os associados da Abrapso 64%, assim a maioria dos associados. No entanto a partir de debates realizados durante este encontro percebemos que muitos destes não se sentem ouvidos e atendidos quando posicionam opiniões e proposições.

Apesar de haver núcleos da Abrapso geridos exclusivamente por estudantes, denunciamos que na composição de alguns núcleos há tensões de relações de poder, muitas vezes reforçada pelo distanciamento acadêmico, em especial entre os estudantes da graduação e professores, na qual são deslegitimados e privados da participação política.

Portanto, reivindicamos que seja garantida a representação dos estudantes na Abrapso, para além do estatuto, defesa que já esta sendo feita nas duas assembleias deste encontro, na prática, ou seja em cada instancia estrutural da Abrapso, no Núcleo, na Regional, e na Nacional; bem como a representação estudantil nas instancias práticas de elaboração e execução dos futuros Encontros da Abrapso.

Reivindicamos a maior Acessibilidade dos estudantes nos Encontros da Abrapso, mediante cinco eixos:

• Inscrição: que as inscrições dos encontros sejam mais acessíveis financeiramente, para tanto, propomos que 10% das vagas nos encontros sejam isentas de pagamento para pessoas que não possuem condições financeiras;
• Estadia: que sejam sempre fornecidas opções de alojamento de baixo custo;
• Mobilidade: que as opções de alojamento sejam sempre próximas dos encontros visando a segurança e facilidade na locomoção para os Encontros;
• Alimentação: que sejam oferecidas opções de refeições de baixo custo;
• Anuidade: segundo o estatuto, é considerado associado com poder de decisão aqueles que mantem a anuidade em dia, portanto reivindicamos que sejam oferecidas 10% do total de associados em “bolsas anuidades” para pessoas que possuem interesse em participar da Abrapso mas que tem carência financeira; 

Consideramos um avanço o edital publicado em Julho/2017 pela organização do Encontro que possibilita a inscrição de movimentos sociais e coletivos, porém destacamos:
• o curto prazo entre o lançamento do edital e prazo de inscrição (1 semana);
• o limite de indicação por núcleo e regional de dois representantes por movimento ou coletivo;
• o limite total de apenas 16 vagas para representantes de movimentos ou coletivos para participação no Encontro Nacional, gerando competição entre os interessados na participação do evento;
Tais apontamentos evidenciam a resistência da efetiva adesão dos movimentos ou coletivos na participação do Encontro da Abrapso; e a redução da possibilidade de troca de saberes e da construção de ações ético-politicas entre os Abrapsianos e os movimentos/coletivos;
Portanto, para atingir esta participação reivindicamos a isenção das inscrições nos Encontros de tais movimentos/coletivos de forma ampla e efetiva.

Nesta perspectiva, a Abrapso que queremos é revolucionária, mediante o compromisso com a transformação da realidade social de forma a superar as desigualdades.

Portanto: estudantes, uni-vos!

Precisamos ocupar os espaços que já existem, seja na Abrapso ou em outras instâncias; nos unindo para somar forças e construir um corpo potente para enfrentar o individualismo que vem cada vez mais imperando na sociedade, assim como para combatermos as opressões que sofremos e reproduzimos. 

Uberlândia, 03 de novembro de 2017.

Link para contato: goo.gl/YTYSYv