ABRAPSO REPUDIA PROPOSTA DE PRIVATIZAÇÃO DA UERJ
A ABRAPSO vem mais uma vez apoiar publicamente a luta em defesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ao mesmo tempo em que rechaça toda e qualquer proposta que tenha como horizonte seu fechamento ou privatização.
A UERJ é uma das maiores universidades públicas do país reconhecida por sua qualidade no ensino e na pesquisa científica e pela enorme contribuição social e política que tem dado à sociedade brasileira no sentido de fortalecer e ampliar a democracia.
Assim, a proposta feita pelo Ministério da Fazenda de privatização da UERJ e de demissão de seus servidores como mecanismo de saneamento fiscal, não só desrespeita a história desta universidade, como a luta de todas e todos que a constroem resistindo cotidianamente às ações de violência material e simbólica praticadas pelo Estado, como o parcelamento de salários, os cortes no investimento público e a indiferença frente às ações e reivindicações de sua comunidade universitária.
É preciso e necessário denunciar urgentemente a retórica neoliberal empreendida pelo atual governo federal que associa a todo custo o serviço público à ineficiência e propõe como alternativa a crença da privatização. A lógica economicista que integra a presente proposta despreza a importância da universidade pública brasileira como espaço de produção de conhecimento indispensável e estratégico para o fortalecimento de um país soberano. Desconsidera também o próprio direito à educação em um país ainda em dívida com a democratização do acesso ao ensino superior.
Acompanhamos com preocupação a situação da UERJ e estamos atentos para o que ela pode significar em termos de implementação de um modelo de gestão que tenha como fim a privatização das universidades públicas federais.
De nossa parte, continuaremos lutando pela universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada e nos colocamos em sintonia com aquelas e aqueles que a defendem nesta universidade tão necessária e importante para o país.
Direção Nacional
Gestão 2016-2017
Veja também:
09/01/2017 – ABRAPSO apoia Carta ao Poder Público em Defesa da UERJ
05/02/2017 – Manifestação do CA de Psicologia e Serviço Social do CNPq em apoio à UERJ