DIRETAS JÁ! ABRAPSO apoia eleições diretas e defende a democracia no Brasil

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

 

ABRAPSO APOIA ELEIÇÕES DIRETAS E DEFENDE A DEMOCRACIA NO BRASIL

Diante das denúncias que envolvem o governo de Michel Temer e os seus principais apoiadores, além de toda uma rede articulada politicamente ao mesmo, a ABRAPSO vem a público manifestar intensa indignação, pedindo a convocação de eleições diretas já.

A ilegitimidade das ações que vêm desconstruindo os processos democráticos, participativos e retirando as garantias constitucionais de 1988 que sustentam direitos fundamentais e representam uma série de conquistas sociais, causam perplexidade e são dignas de nosso severo repúdio.

A reconstrução da democracia brasileira é uma demanda fundamental e só pode alcançar legitimidade pela convocação de eleições diretas para presidente, deputados federais, senadores e governadores. Diante de um quadro sistêmico de corrupção, o qual afetou grande parte dos atuais representantes políticos, no Poder Legislativo e Executivo brasileiro, em nível federal e também estadual esta é a única saída possível.

A soberania popular deve ser reconstituída, conforme prevê o Artigo 1o. da Constituição Federal de 1988 a respeito do Estado Democrático de Direito e, de acordo com o Artigo 14, o qual determina o voto direto, secreto e universal.

A ABRAPSO repudia as propostas de eleições indiretas, caso haja impedimento ou renúncia de Michel Temer, e quaisquer outros artifícios que possam ser usados para barrar a consulta popular, expressa pelas eleições diretas.

É crucial anular ações que desmontaram fundamentos dos processos de cidadania no Brasil nos últimos meses, e impedir que outras decisões de ruptura com o pacto democrático sejam tomadas, a exemplo da Reforma Trabalhista e da Reforma da Previdência.

Preservando sua histórica atuação na luta pela implantação da democracia no Brasil, sobretudo, na articulação entre representação e participação social, a ABRAPSO afirma publicamente a importância da convocação de DIRETAS JÁ!

Direção Nacional
Gestão 2016-2017