Nota da ABRAPSO em repúdio aos massacres de trabalhadores rurais

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

 

BASTA DE MORTE A TRABALHADORES RURAIS E POR DISPUTAS DE TERRA NO BRASIL!

A ABRAPSO vem publicamente explicitar seu repúdio aos massacres de trabalhadores rurais e em disputas por terras no Brasil. Recentemente, no dia 24 de maio de 2017, no município de Pau D’Arco, no Pará, dez trabalhadores rurais foram mortos por policiais. Há denúncias de que antes das mortes, houve tortura dos trabalhadores. A versão divulgada amplamente por grandes mídias foi que os policiais reagiram ao ataque advindo dos trabalhadores. Contudo, esses discursos foram desmontados pela visita ao local por representantes da Procuradoria Geral da República, da Defensoria Pública da União e pela Procuradoria Geral do Pará. Também estiveram na região membros da Comissão Pastoral da Terra, de diversas comissões de direitos e movimentos sociais, que atestaram a barbárie da execução desses trabalhadores.

A dor e o sofrimento subjetivo gerados por esses massacres e violências são enormes e nos provocam a resistir e a envidar esforços para denunciar e explicitar essa séria problemática de violência no campo, no Brasil. Segundo a Comissão Pastoral da Terra, há 955 áreas mapeadas no país com conflitos agrários e houve um desmonte dos órgãos responsáveis em mediar esses conflitos durante o governo Michel Temer, o que certamente, irá agravar uma situação já gravíssima, na medida em que o Brasil é um dos países com maior concentração de terras do mundo.

Assim, a ABRAPSO se manifesta em claro repúdio à violência contra aqueles que lutam pela terra e se coloca frontalmente contra o assassinato sistemático de trabalhadores rurais no Brasil.

Direção Nacional
Gestão 2016-2017