[IMG=eventonucleocampinaseregiao]
No dia 10/05 o Núcleo ABRAPSO Campinas e Região/SP promoveu a Roda de Conversa O Psicólogo no SUS: O que a Psicologia Social tem a ver com isso?. Confira o relato sobre como foi a atividade:
O evento proporcionou discussões críticas e reflexivas acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista o contexto político, econômico e social que o Brasil vivencia atualmente, e também, acerca das possíveis atuações do psicólogo. A roda de conversa iniciou-se com a explicação sobre a construção histórica do SUS e seus impactos na política internacional de saúde, em que foi considerado uma referência. Essa explicação se expandiu e abrangeu também os avanços e desafios na política nacional de saúde. Posteriormente, foram discutidas as ameaças que o SUS sofre nos dias de hoje, inclusive na cidade de Campinas – SP. Em seguida, se conversou sobre as possíveis ações da Psicologia no SUS, seja na atenção básica, nos ambulatórios de especialidades, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em hospitais, dentre outros exemplos. As convidadas refletiram as ações do psicólogo a partir da crítica, buscando fundamentos teórico-metodológicos que orientem fazeres ético-políticos no enfrentamento das desigualdades e injustiças sociais, priorizando ações coletivas no território, diferentemente de fazeres tradicionais ou remediativos. Foi interessante que estiveram presentes profissionais da rede pública de cidades ao redor, e também estudantes de graduação e pós-graduação, o que trouxe diversidade e discussões muito produtivas.
Convidados: Profª Drª Sueli Terezinha Ferrero Martin, doutora em Psicologia Social e docente na UNESP Botucatu, na área de Saúde Pública. Membro da ABRAPSO núcleo Cuesta; Ms Marcela Spinardi Cintra: Psicóloga e mestre em Psicologia pela PUC-Campinas. Membro da ABRAPSO Núcleo Campinas.
[GAL=eventonucleocampinaseregiao]