[IMG=marchapelaciencia]
A ABRAPSO se une às entidades que compõem a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e convida a comunidade científica para a mobilização mundial em torno da realização da Marcha pela Ciência, que será realizada no próximo dia 22 de abril, sábado. A Marcha pela Ciência está sendo convocada em mais de 400 cidades em todos os continentes, sobretudos nos Estados Unidos, onde começou a iniciativa, e Europa.
Trata-se de um evento mundial que pretende chamar a atenção de estudantes, professores(as), cientistas e pesquisadores(as), governantes e gestores(as), e de toda a sociedade, sobre a necessidade de apoiar e preservar as instituições e a comunidade científica de todo o planeta. Esse apoio torna-se fundamental em um momento em que a atividade científica sofre várias ameaças, como mudanças em políticas públicas, redução e desvio de verbas e financiamentos públicos, partidarização política da ciência e, o que mais assusta, a tomada de decisões políticas que não levam em consideração as evidências científicas.
No Brasil, a Marcha pela Ciência acontecerá em São Paulo e em Natal (RN), de acordo com a agenda oficial do evento internacional. O objetivo é reunir pessoas de toda a comunidade científica e acadêmica, e todos os(as) interessados(as) na ciência como um bem comum para a melhoria da qualidade de vida de todos(as), e como o melhor instrumento para a evolução do conhecimento humano. A organização do evento em São Paulo definiu alguns princípios fundamentais para defender no âmbito da Marcha pela Ciência, que incluem:
- A ciência serve ao bem comum
- Educação científica de ponta
- Pela comunicação científica aberta, honesta e ao alcance do público
- Por políticas e regulamentos de interesse público baseados em evidências
- Pelo financiamento das pesquisas científicas e suas aplicações
A marcha acontecerá em 22 de abril de 2017 – 14 horas – Largo da Batata – Pinheiros – São Paulo, SP
Para mais informações, acesse www.marchapelacienciasp.com