ABRAPSO comunica nova gestão da ANPEPP e congratula posicionamento da entidade

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

 

A ABRAPSO comunica a associadas e associados nova gestão da ANPEPP 2016-2017. Congratula o firme posicionamento da entidade em prol da Democracia no seu primeiro boletim, que compartilhamos.  

Acompanhe o texto abaixo ou acesse aqui o documento na íntegra

 

Caros colegas,

Em 30 de setembro, a atual diretoria da ANPEPP tomou posse em assembleia na PUC-RJ. É com muita honra que assumimos esse trabalho de grande relevância para a Psicologia brasileira. Agradecemos a confiança depositada na proposta por nós apresentada e a expressiva participação dos programas no processo eleitoral.

Nosso compromisso é viabilizar uma gestão que preserve a missão da ANPEPP, aproveitando e aperfeiçoando ações de gestões anteriores que se mostraram exitosas e tiveram acolhida entre os pares, mas também avançando em novas ações para fortalecer a entidade em âmbitos nacional e internacional. Nossa principal estratégia será ampliar o diálogo com a comunidade científica, sobretudo por meio do fortalecimento do conselho de representantes da ANPEPP, com a sociedade civil, instituições governamentais e não governamentais.

Preocupa-nos seriamente o descompromisso do Estado Brasileiro com as políticas sociais e a falta de continuidade das políticas públicas em C&T com consequências devastadoras para todos os cidadãos e cidadãs, para a formação qualificada de recursos humanos, para a pesquisa, para a produção e difusão do conhecimento em Psicologia. Destacamos a PEC 241/2016 proposta pelo executivo federal e recém aprovada no Congresso Nacional com impactos inimagináveis em relação aos serviços públicos de saúde e educação, à vida dos servidores e à carreira docente. Dia 17 de Outubro mais uma ameaça foi anunciada pelo CNPQ referente ao corte de 20 a 30% nos recursos destinados às bolsas PQ.

Portanto, estamos cientes do momento de intensa turbulência que vivemos, materializada em uma crise política e retrocessos sem precedentes e dos desafios a serem enfrentados, particularmente pelas instituições de ensino e pesquisa em nível de pós-graduação, as quais representam um nicho de excelência e liderança em nosso país. Tal enfrentamento exigirá forte mobilização da comunidade científica. Precisamos garantir os avanços construídos na área da Ciência e Tecnologia no Brasil, desenvolver formas de atuação institucional que agreguem a diversidade dos nossos programas de pós-graduação e potencializem suas contribuições e inovações durante os dois anos de nossa gestão. Visamos consolidar uma rede de trabalho colaborativo, seja interna à área, seja com outros parceiros de áreas afins.

Acreditamos que o fortalecimento político da ANPEPP e a ampliação de sua capacidade propositiva será incrementada em uma gestão participativa que aprimore os mecanismos de comunicação existentes entre a diretoria e as entidades afiliadas, acolhendo sugestões produzidas coletivamente. Trabalharemos no sentido de intensificar o diálogo respeitoso com os todos os programas de pós-graduação vinculados à entidade, fazendo uso de consultas à comunidade de pesquisadoras e pesquisadores em todas as decisões que se mostrarem estratégicas. Buscaremos criar mecanismos institucionais de controle social e transparência das ações da diretoria da ANPEPP em todos os níveis, estimulando práticas cogestionárias que democratizem as relações institucionais no âmbito da associação e dos programas a ela vinculados.

Estamos em um momento de transição entre gestões. Entretanto, já podemos registrar a participação da ANPEPP no IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política, realizado em Natal entre os dias 04 e 07 de outubro. Em breve, a diretoria estará representada na 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, em Fortaleza, no período de 25 a 28 desse mês.

Esperamos contar com a compreensão dos programas e reafirmamos a importância da participação de todos.

Diretoria da ANPEPP
Presidência: Magda Diniz Bezerra Dimenstein (UFRN)
Vice-Presidência: Maria Juracy Filgueiras Toneli (UFSC)
Secretaria: Sônia Maria Guedes Gondim (UFBA)
Secretaria de Eventos: Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira (UNB)
Tesouraria: Verônica Morais Ximenes (UFC)