O Núcleo ABRAPSO Santarém/PA se manifesta publicamente contra o golpe que fere os princípios do Estado democrático:
O Núcleo Santarém da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) expressa repúdio ao processo de impeachment contra a presidenta Dilma Roussef, instaurado por uma justiça seletiva e apoiado por uma mídia parcial. Em pleno acordo com a Nacional da ABRAPSO, e partindo do princípio de que esta é um dispositivo de luta e de participação política em nossa sociedade, o Núcleo Santarém se posiciona contra o Golpe instituído no Estado Brasileiro, em uma concepção de democracia e garantia de direitos.
O golpe rompe com o estado democrático de direito, tão duramente conquistado pela recente democracia brasileira, e tende a caminhar contrário às lutas pelos direitos das mulheres, negras e negros, populações indígenas, quilombolas e estrangeiras, juventudes, população de rua e comunidade LGBTT, os quais a ABRAPSO luta para consolidar.
O cenário político, então instalado, vai de encontro à caminhada crítica trilhada pela Psicologia Social, desde o início da história da ABRAPSO, trazendo retrocessos que sub humanizam a parcela da população mais discriminada, vitimizada e invisibilizada historicamente no Brasil. Por todos esses motivos, nos posicionamos contra o golpe aos direitos e conquistas recentes, e continuamos na luta para a reconquista do Estado Democrático de Direitos para toda a população brasileira.