ACONTECE ABRAPSO: Participação do Núcleo Sergipe em Cine-Debate sobre feminismo

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

 

[IMG=eventonucleosergipecartazfilme]

 

No dia 21/07 o Núcleo ABRAPSO Sergipe participou do debate do filme She’s Beautiful When She’s Angry (Ela é Bonita Quando Está com Raiva), promovido pelo Coletivo de Mulheres de Sergipe. Confira o relato do Núcleo sobre esta participação:

Na noite do dia 21 de julho de 2016, na sala da ESA (Escola Superior de Advocacia) o Núcleo Sergipe da Abrapso esteve presente em evento realizado pelo Coletivo de Mulheres em parceria com a CDDM. Na ocasião, assistimos ao filme “She’s Beautiful When She’s Angry (Ela é bonita quando está com raiva) e logo depois pudemos acompanhar um debate em torno das problemáticas expostas.

A maioria do público presente não tinha assistido ao filme e, no entanto, tod@s chegamos à conclusão de que é muito bom. O documentário é feito para contar a história do feminismo nos Estados Unidos, entre os anos de 1966 e 1971, mas aborda e problematiza diversas questões muito atuais para nossa situação de mulheres e de ativistas feministas no Brasil. Diferente de outros documentários, que muita vezes trazem à cena situações tristes ou de crítica focando os fracassos da luta pela vida da mulher, o fracasso de ser minoria, este promove uma injeção de ânimo à mobilização! A história está repleta de causos engraçados, com mulheres cheias de vida, muito felizes pelo mundo que puderam transformar depois que se uniram, polemizaram, não toleraram.

No debate, tod@s @s presentes manifestamos a importância de espaços como o do Cine Debate. São espaços onde colocamos nossas experiências, onde compartilhamos sentimentos, pensamentos, necessidade de ação. Seja para tornar pública a opressão a mulheres brancas, negras, lésbicas, trabalhadoras, donas de casa ou a quem coloque em questão as noções da sociedade patriarcalista. Seja para que venhamos a notar a oportunidade educacional que estes espaços criam. Se a sociedade é machista, é intolerante, precisamos conversar, debater, e criar a possibilidade para “ensinar”, orientar a fazer diferente.

A militância em torno do gênero, do debate feminista e GLBTI segue. Se você partilha destas e outras bandeiras, atente para este rápido cronograma. Nele, você pode encontrar a oportunidade de conhecer mais do trabalho realizado:

  • No próximo dia 23, sábado, o Coletivo de Mulheres de Sergipe organiza um Arraial, no Parque dos Cajueiros, a partir das 18h00.
  • No dia 27, também o Coletivo, dá início às reuniões para organização da Marcha das Vadias 2016, em Aracaju.
  • Na semana do dia 19 de agosto, haverá um Ciclo de Debates, na UFS, para colocar em pauta temas como o fenimicídio e a cultura do estupro.
  • 28 de agosto, a partir das 14h, haverá a XV Parada LGBT de Sergipe, a se realizar na Orla de Atalaia de Aracaju.

Esteja atent@!

 

[IMG=eventonucleosergipefilme]