ACONTECE ABRAPSO: Núcleo Sergipe discutiu Métodos e Práticas de Pesquisa

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

 

[IMG=eventonucleosergiperodametodos]

 

No dia 18/07 o Núcleo ABRAPSO Sergipe/SE se reuniu para a II Roda de Conversa e a primeira sobre Métodos e Práticas de Pesquisa em Psicologia Social, na Livraria Saraiva. Confira o relato sobre como foi o evento:

Na segunda-feira, do dia 18 de julho do corrente ano, por volta das 19h30, o Núcleo Sergipe se reuniu para nossa II Roda de Conversa e a primeira sobre Método. Essa demanda, por uma discussão a respeito das práticas de pesquisa em Psicologia, surgiu no último evento que realizamos, a saber I Roda de Conversa, com o tema Psicologia e Movimentos Sociais, e pretendia trazer à baila, alguns modos de pensar a subjetividade, no coletivo, no social, a fim de que pudéssemos ter instrumentais para trabalhos de intervenção. Como um efeito “colateral” do presente projeto, esta seria uma oportunidade de nos conhecermos como profissionais e, quem sabe, propor parcerias de trabalho.

O encontro foi muito gratificante, visto que pudemos debater sobre nossas pesquisas, nossos diversos caminhos acadêmicos. Ficou claro, desde o início que as implicações profissionais com uma Psicologia Social atestam uma multiplicidade de perspectivas, de instrumentais de trabalho, ainda que mantenhamos nossos problemas no campo da perspectiva crítica. Pressupor uma Psicologia Social única, seria limitar nossas investigações, restringir nossas parcerias interdisciplinares às falsas fronteiras dos estudos “psíquicos”. Uma presunção ou mesmo certa ortopedia acadêmica que nem mesmo Wilhelm Wundt (1832-1920) conseguiu colocar em prática, quando da criação do primeiro laboratório de Psicologia, em Leipizig, Alemanha. Historicamente, a Psicologia emerge no interstício, no exercício de sua porosidade disciplinar e a Psicologia Social não poderia seguir caminho diferente.

No entanto, para além da nossa diversidade, conseguimos propor ações e parcerias. Em cerca de 30 dias, o Núcleo Sergipe, em articulação com o Coletivo de Mulheres de Aracaju e com o Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais/GESEC/UFS, colocará em prática eventos de cunho acadêmico e ativista para colocar em pauta, dentre outros temas, a violência de gênero, feminicídio e a cultura do estupro.

Esperamos ansios@s pela próxima Roda de Conversa. Nesta próxima oportunidade, iremos seguir com o debate em torno das questões de Método e de pensar ações, a partir de outros problemas sociais. Para tanto, o evento irá se realizar no dia 26 de julho, às 18h, no Le Café, que fica na Rua Joventina Alves, n. 144, bairro Salgado Filho, em Aracaju.

 

[IMG=fotoeventonucleosergiperodametodos]