No dia 27/06 o Núcleo ABRAPSO Sergipe/SE, com apoio da Escola Superior de Advocacia, promoveu uma Roda de Conversa com o tema Psicologia e Movimentos Sociais. O evento contou com a presença da Profa. Marcela de Andrade Gomes, atual coordenadora do Núcleo ABRAPSO Floripa/SC. Confira o relato sobre como foi o evento:
A apresentação temática feita pela Marcela Andrade Gomes promoveu o encontro de psicólogos sociais e demais profissionais interessados na temática. Com uma trajetória acadêmica e política bem peculiar, a professora trouxe o debate em torno dos Movimentos políticos e sociais colocando em pauta, dentre outros temas, a posição da Psicologia social enquanto produtora de conhecimento.
Entraram em questão problemas como: a posição do pesquisador social na pesquisa qualitativa; a interdisciplinaridade do campo de intervenção; a concepção de novas formas de militância, muitas vezes pautadas na irreverência, no teatro, a fim de que se produza um litígio e rompimento com o discurso e as práticas hegemônicos. Debatemos também a importância dos Meios de comunicação de massa no processo de orientação da opinião pública, em contraposição às diversificadas formas de resistência que esta mesma mídia e as redes sociais oferecem à mobilização política.
Alguns autores e perspectivas teórico-metodológicas apareceram para fundamentar a apresentação e a Roda de debate. Dentre eles foram citados, Vygotsky e o materialismo histórico-dialético, Rancière e a partilha do sensível, Foucault e análise dos discursos, Castels e ideia de que a comunicação é o 4o poder. A partir daí, os temas da subjetividade política e dos modos de subjetivação foram abordados e emergiram colocando para a Roda a ideia de que no futuro venhamos a pensar mais na subjetividade atravessada pelo coletivo. No processo de trabalho conjunto das várias áreas e campos de pesquisa, parece premente que venhamos cada vez mais a propor, a pensar, a “criar” métodos que dêem conta desta perspectiva social de análise.
Ao final, deliberamos que seguiremos com nossos projetos de colocar a Psicologia social e comunitária em debate, fortalecendo nosso campo de pesquisa, de discussão e de militância política.
[IMG=eventonucleosergipe]