18 de maio: Brasil na Luta Antimanicomial

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

 

“Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir”. É com esse tema que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os Conselhos Regionais se mobilizam neste dia 18 de maio, instituído como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Para o CFP, é necessário reafirmar os valores e princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira no que diz respeito aos ideais de ampliação da esfera pública e de transformação social que motivaram essa importante conquista da sociedade brasileira. As ações serão realizadas em diversos estados brasileiros.

Especialmente em 2013, as atividades de 18 de maio possuem um caráter ainda mais importante, já que as ações do governo ameaçam as bandeiras defendidas pela Luta Antimanicomial, prevendo o retorno de um modelo de intervenção amplamente criticado por profissionais, pesquisadores e movimentos sociais, que, além de excluir, desumaniza. O que se vê é uma política militar repressora, redução da liberdade, aumento da violência e do número de presos, especialmente em decorrência do combate ao tráfico de drogas.

A criminalidade aludida ao usuário tem banalizado o atendimento de saúde aos dependentes químicos, aumentando riscos e danos relacionados ao uso de entorpecentes, expandindo o poder punitivo e negando direitos fundamentais. É preciso mudar esse cenário, e o debate e a mobilização são as melhores alternativas.

Reforma psiquiátrica

O Sistema Conselhos de Psicologia defende uma Política Nacional de Saúde Mental baseada nos princípios da reforma psiquiátrica, explicitada pela Lei nº 10.216, que garante o acesso aos usuários com transtornos mentais aos serviços disponíveis na rede pública de saúde mental. As mobilizações no Brasil em defesa da democratização da saúde existem há décadas.

O período conta com eventos que se tornaram verdadeiros marcos na luta pela reforma psiquiátrica no País, como as quatro Conferências Nacionais de Saúde Mental, que geraram inúmeros avanços na área, a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), a criação de modelos diversificados de atenção integral à saúde mental e novos parâmetros de reorientação da atenção e dos direitos daqueles que sofrem com algum tipo de transtorno mental ou que são usuários de drogas.

Confira as atividades da Psicologia Brasil afora!

Brasília

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realizará uma grande marcha nacional no dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A concentração será a partir das 8h30, no Parque da Cidade, na Ruína ancoradouro/telhado, próximo ao pedalinho, com acesso pelo Estacionamento 10.As atividades incluem apresentações culturais, depoimentos, cirandas, entre outras.

São Paulo

Com o tema “Qual a sua Loucura?” o Conselho Regional de São Paulo (CRP-SP) apresenta uma lista extensa de ações na sede e nas subsedes. Os eventos começaram no dia 13 e seguem até 20 de maio. As atividades incluem uma vernisage itinerante com produções de usuários, caminhadas e discussões sobre avanços e obstáculos da rede de atenção psicossocial.

Além disso ocorrerão debates sobre a ‘Rede de Atenção a usuário de álcool e outras drogas’ e ‘A luta Antimanicomial e a Saúde do Trabalhador’, além de oficinas de capacitação, peças de teatro e apresentação de documentários temáticos.

Mais informações no site do CRP-SP.

Minas Gerais

Com o tema “Se não nos deixam sonhar, não os deixaremos dormir”, o Dezoito de Maio, deste ano, traz a resistência como questão central para afirmar a importância da Luta Antimanicomial, com toda sua humanidade e liberdade, frente ao conservadorismo e à mercantilização da vida.

A escola de samba “Liberdade Ainda que Tam Tam” se prepara para um desfile pelas ruas de Belo Horizonte para manifestar o Dia da Luta Antimanicomial de 2013. A escola é uma estratégia do movimento antimanicomial de Minas Gerais, que há 16 anos realiza uma manifestação político-cultural no formato de um desfile de carnaval, provocando reflexões sobre o lugar social da loucura e defendendo a Reforma Psiquiátrica antimanicomial.

A manifestação será realizada no dia 16 de maio. Seis alas irão compor o desfile, que tem sua concentração marcada para às 13hs, na Praça da Liberdade, com previsão de saída às 14h. A organização espera a participação de cerca de 4 mil pessoas. Além dos integrantes da “Liberdade Ainda que Tam Tam”, diversos movimentos sociais urbanos já confirmaram participação no desfile.

Mais informações no site do CRP-MG.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, o Conselho Regional de Psicologia 14ª Região (CRP14), debate o assunto com o projeto Cineclube, que exibe neste sábado (18), às 15h, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, o documentário brasileiro “Quebrando o Tabu”. O evento que tem entrada gratuita é uma promoção da Comissão de Saúde e após a exibição será realizado um debate com psicólogas (os) e psiquiatras convidados e o público presente sobre a questão do uso e abuso de álcool e outras drogas e as políticas em relação aos usuários e dependentes químicos.

O filme se apoia na pergunta “Se não conseguimos acabar com as drogas dentro de uma penitenciária de segurança máxima, como podemos acabar com ela em uma sociedade livre?” Para responder, o diretor Fernando Grostein Andrade conta com depoimento do médico Dráuzio Varella, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Paulo Coelho, Gael Garcia Bernal, entre outras autoridades internacionais.

Mais informações no site do CRP-MS.

Rio Grande do Sul

O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul está apoiando as atividades daSemana da Luta Antimanicomial – O SUS pelo Cuidado em Liberadade, que acontece de 13 a 18 de maio, em Porto Alegre. A organização é dos Coletivos Antimanicomiais e das secretarias Estadual e Municipal da Saúde.

As atividades das subsedes nas festividades que envolvem o dia 18 de maio incluem ações durante o mês inteiro, como audiências públicas, com rodas de conversa, apresentações culturais, oficinas, debates, atividades de integração, todas voltadas para a área de saúde mental.

Mais informações no site do CRP-RS.

Alagoas

Na semana de 13 a 18 de maio, o Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-AL) promove atividades culturais, políticas, acadêmicas, esportivas, dentre outras, que promovam o debate e instiguem a sociedade a participar e a refletir sobre o tema e sobre a necessidade cotidiana de conviver com o sofrimento psíquico de forma ética, responsável, afetiva e criativa.

O Programa de Educação pelo Trabalho e a Liga Acadêmica de Saúde Mental da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) em parceria com a Gerência de Núcleo de Saúde Mental – GENSAM (Secretaria de Estado da Saúde) e o Conselho Regional de Psicologia 15ª Região – Alagoas (CRP-15) irão promover poemas, músicas, saraus, mostra de filmes, peças de teatro, debates e oficinas, para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Mais informações do site do CRP-AL.

Mato Grosso

As atividades do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso – 18ª Região (CRP-18 MT) começaram na segunda-feira (13), e seguem até 23 de maio. Além da apresentação de filmes e oficinas, também haverá a realização de mesa redonda, marcada para o dia 16, em Cuiabá.

No dia 18 está programado o plantão na Tenda da Secretaria de Saúde de Cuiabá na Ação Global. Organizado por profissionais e trabalhadores da Saúde Mental da Capital, além de integrantes da comunidade, o evento acontecerá no espaço Sesi Papa, no bairro Morada do Ouro.

O CRP/MT promove em 22 de maio, seminário “Saúde Mental e Direitos Humanos”. O evento, que terá início às 14 horas, acontecerá no auditório I, do Instituto de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. No último dia de programação, 23 de maio, será elaborada uma Carta de Manifesto aos gestores municipal e estadual.

Mais informações no site do CRP-MT.

Espírito Santo

No dia 16 de maio, o CRP-ES organiza uma sessão especial sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, às 19 horas. Já no dia 18 haverá um grande encontro e manifestação cultural, artística, social e política na Praia do Camburi, das 8h às 12h.

O evento tem como objetivo mobilizar a sociedade para a importância do tema Saúde Mental e mostrar os avanços e as conquistas e dificuldades da Política Nacional de Saúde Mental. Serão apresentadas, por meio de atividades culturais, as potencialidades dos usuários no tratamento e no cuidado pautado no respeito aos direitos humanos e sociais, promoção de saúde e dignidade e também mostrar à sociedade outras formas de cuidado para além dos manicômios. O encontro é aberto ao público.

Mais informações no site do CRP-16