A ABRAPSO, em ação conjunta com o Instituto PAPAI, o Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE) e a Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), promove no carnaval 2011 de Recife, o bloco do Laço branco Homens pelo fim da violência contra a mulher.
O Bloco Laço Branco une diversão com cidadania e desfila pelas ruas do Recife no dia 3 de março, levando aos foliões a importância do enfrentamento da violência contra a mulher. A concentração será na praça do Marco Zero, às 16h.
Com a chamada “Quando ela diz não, ela quer dizer não mesmo!”, os participantes do bloco alertam para atos de violência sexual, que muitas vezes tem início em práticas consideradas “inofensivas” ou “parte do jogo da sedução”, potencializada inclusive no carnaval. Em favor da autonomia das mulheres e contra qualquer forma de violação de direitos humanos fundamentais, os integrantes do bloco aproveitam este momento de grande visibilidade cultural para divulgar suas mensagens.
Durante o trajeto, ao som do frevo e do maracatu, serão distribuídos 5 mil fitinhas da campanha, leques, adesivos e materiais informativos sobre a Lei Maria da Penha. O Bloco do Laço Branco está em sua oitava edição, sendo pioneiro em utilizar o período carnavalesco para falar de violência contra a mulher aos foliões do sexo masculino, incentivando-os a abraçar a causa não só no Carnaval, mas durante o ano inteiro.
Mais informações:
E-mail: masculinidades@uol.com.br
Site: www.lacobranco.org.br
Assessoria de comunicação: Diogo Stanley: 9779.4374/ 9256.6343
Twitter: _diogostanley
Skype: diogostanley