Ilmo. Sr.
Prof. Dilvo Ristoff
Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior INEP
Prezado Senhor,
A ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) vem expressar a V.S. a preocupação dessa entidade com o movimento esboçado pelo INEP de incluir a avaliação dos cursos de graduação em psicologia no ENADE da área da Saúde.
A psicologia é uma disciplina que participa de diversas áreas de atuação e investigação, inclusive da área de Saúde. Entretanto, em qualquer que seja a área, a contribuição da psicologia dá-se, sobretudo, como uma disciplina das ciências humanas.
Assim, a ABRAPSO entende que, em havendo a necessidade de incluir a avaliação os cursos de psicologia em apenas uma das área do ENADE, a psicologia estará melhor acomodada na avaliação da área de Humanas.
Como entidade científica nacional, a ABRAPSO teme que a inclusão da avaliação dos cursos de psicologia apenas na área da Saúde venha restringir o escopo da contribuição que a psicologia oferta, em campos de atuação e de pesquisa diversos e a cada dia ampliados devido aos problemas postos pela realidade brasileira e que demandam da psicologia sua contribuição.
Esperamos que o INEP seja sensível às preocupações expressas pela ABRAPSO.
Atenciosamente,
Ana Maria Jacó-Vilela
Presidente Nacional da
ABRAPSO