Como parte da preparação do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro (RDH) 2009/2010, o PNUD (Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento), junto com seus parceiros, promoveu a Campanha Brasil Ponto a Ponto que escutou mais de meio milhão de pessoas em todo o Brasil para a escolha do tema do RDH. O tema eleito foi Valores, com ênfase nas questões educação e violência.
A questão dos valores é o tema transversal que orientará a elaboração do próximo RDH Nacional. Ao mencionarem valores, os participantes da campanha Brasil Ponto a Ponto indicavam uma preocupação com as crenças que resultam em atitudes prejudiciais à convivência entre as pessoas na sociedade. O tema educação foi mencionado pelos participantes não apenas como a educação formal escolas, mas de forma ampla, o que inclui, por exemplo, uma educação sobre direitos e deveres ou para o melhor relacionamento em sociedade. A educação foi apontada também como caminho para a solução de vários outros problemas identificados no Brasil.
Por fim, o tema violência apontou principalmente uma preocupação com a violência interpessoal, presente no cotidiano dos brasileiros. Falou-se muito sobre violência nas escolas, violência doméstica e violência como forma de resolução de conflitos entre as pessoas.
Para aprofundar a discussão dessas questões o PNUD está organizando nos dias 24 e 25 de agosto de 2009 um Workshop em Brasília, buscando artigos que possam responder as seguintes questões:
– O que são valores?
– Como os valores são formados?
– Quais são os valores dos Brasileiros?
– Como entender a formação histórica dos valores dos Brasileiros?
– Como podemos explicar as contradições que surgem entre os valores e as atitudes das pessoas?
– Como os valores dos Brasileiros podem ser comparados internacionalmente?
– Qual a relação entre valores e educação?
– Qual a relação entre valores e violência?
Essas são apenas algumas questões. Sugestões de novos temas são bem vindas. A seleção de artigos será feita com base em propostas de no máximo 1000 palavras que contenham um título, um parágrafo sobre o autor, e uma descrição de como o autor ou autores pretendem tratar o tema. O deadline para o envio das propostas é 20 de julho de 2009. Os autores selecionados terão um mês para submeter a versão final dos artigos. Todas as despesas de viagem para Brasília serão cobertas pelo PNUD. Os melhores artigos poderão servir de referência para a elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano.
Para quaisquer questões ou dúvidas por favor escrevam para Flavio Comim (
flavio.comim@undp.org.br
) ou Moema Freire (
moema.freire@undp.org.br
).