2º curso extensão ABRAPSO – Prof. Wanderley Codo

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

Curso Extensão – parceria institucional ABRAPSO – UNESP

Título – Para compreender o fascismo – Organizado e ministrado pelo Prof. Wanderley Codo

 

É com imensa satisfação que a ABRAPSO (Gestão 2020-2021) divulga o segundo curso de extensão de 2020, o qual conta com a parceria da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP) e será realizado por iniciativa do nosso estimado Professor Wanderley Codo.

 

A ABRAPSO tem atuado no sentido de mobilizar todas as pessoas associadasuniversidades, movimentos sociais e demais entidades profissionais e científicas para a organização e realização de cursos LIVRES ou de EXTENSÃO capazes de favorecer a difusão de saberes qualificados, situados e críticos do campo da Psicologia Social e áreas conexas. Trata-se de ação engajada que busca ensejar o cumprimento de papel fundamental da Associação, que é garantir a todas as pessoas o acesso aos conhecimentos que somente uma organização como a ABRAPSO pode produzir, reunir e disseminar, por intermédio da ação comprometida de todas as pessoas associadas.

Já estão confirmados outros 6 cursos que serão realizados em colaboração com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) de Relações Raciais e Subjetividade (ANPSINEP), Grupo de apoio COVID-19 e Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Gradualmente divulgaremos as datas de inscrições e realização de cada curso.
IMPORTANTE: Todos os núcleos, regionais e pessoas associadas podem propor cursos livres ou de extensão. Basta enviar mensagem para abrapso@abrapso.org.br para iniciar o processo de diálogo e parceria. 

 

SOBRE O CURSO – PARA COMPREENDER O FASCISMO

INSCRIÇÕES
O link para inscrições será tornado disponível no facebook e site da ABRAPSO neste dia 09/09, quarta, às 13h30. As inscrições acontecerão entre 9 e 14 de setembro.

QUEM PODERÁ PARTICIPAR: quaisquer pessoas interessadas. Não é preciso ter vinculação acadêmica ou formação universitária.

CUSTO: gratuito

CERTIFICAÇÃO

IMPORTANTE – As primeiras 250 pessoas inscritas receberão certificado emitido pela UNESP – curso de extensão universitária. As demais pessoas inscritas receberão certificado de participação em curso livre emitido pela ABRAPSO.

N. DE PARTICIPANTES: 800

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS

Computador, laptop ou smartphone com acesso à internet.

DATAS DAS AULAS

A partir do dia 22 de setembro toda terça e quinta entre 19h e 20h30.

ONDE VER AS AULAS

Youtube da ABRAPSO. Interações com o Professor Codo por meio do chat do youtube.

ENDEREÇO DO YOUTUBE DA ABRAPSO

https://www.youtube.com/c/AssociaçãoBrasileiradePsicologiaSocialABRAPSO

EMENTA

Este curso aborda o que é o fascismo, a ideologia, a política, o governo o sistema e a personalidade fascista.

Será examinado o fascismo desde o seu primeiro acesso ao poder, na Itália e Alemanha entre guerras e nos vários países onde se fortaleceu – primeira onda fascista, até a segunda onda fascista, na atualidade, depois de 2008, com ênfase no fascismo brasileiro, versão Bolsonaro.

Encontra na formação da Identidade uma causa importante da escolha de uma população pelo fascismo mesmo por sujeitos que não sejam fascistas, mesmo que pertençam a estamentos sociais que se tornam alvos preferenciais dos fascistas.

Recupera o já conhecido modo de formação da personalidade fascista, dos seguidores e líderes, assim como da formação da identidade antifascista.

O curso investiga também as sementes do fascismo onipresente nos corações e mentes de todos os seres humanos e aponta para suas causas.

Por último, se examinam as formas de luta contra o fascismo, principalmente as que são incorporadas ou deveriam ser, no cotidiano da vida das pessoas.

Não é um curso isento ou imparcial, como é de bom tom muitas vezes na produção cientifica, é um curso que busca organizar o ódio ao fascismo e almeja colaborar para o combate, a destruição do fascismo, particularmente no Brasil de hoje.

ATENÇÃO: Quando da apresentação do programa para os alunos, cada tópico virá acompanhado do ‘dever de casa’ como dizem os cariocas, e as leituras/vídeos complementares.