10 de julho de 2020 – 40 anos da ABRAPSO

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

ABRAPSO – FUNDADA EM 10 DE JULHO DE 1980

 

A nossa ABRAPSO nasceu no dia 10 de julho de 1980 por meio da ação de profissionais, pesquisadores, estudantes e militantes que trabalhavam pela democratização do país e que, de maneira justificada, lutavam contra as violências e o terrorismo de estado engendrados pelos dirigentes da ditadura civil-militar sob as bênçãos dos seus apoiadores. Eram tempos em que segmentos de cidadãos autoproclamados cristãos, zelosos pela manutenção da propriedade privada e da família tradicional – supostamente ameaçadas pelo espectro do comunismo – apoiavam os asselvajados agentes estatais em sórdidas maquinações dedicadas aos ataques à vida e aos abusos e covardias concretas e simbólicas contra pessoas identificadas como inimigas internas por ousarem rogar pelo respeito à humanidade.

Precisamente hoje, 40 anos depois, estamos diante de um país tomado pelo fascismo bolsonarista. Neste quadro, a ABRAPSO renova o seu compromisso com a classe trabalhadora e com a multidão de empobrecidos por meio da mobilização e da laboralidade rotineira de todas as pessoas que lhe dão vida nos seus Núcleos, Regionais e Nacional.

Estamos engajados e atuantes ao lado dos trabalhadores e dos despossuídos em atividades profissionais e acadêmicas dirigidas às lutas coletivas em oposição ao capital e seus traços discriminatórios intrínsecos (machismo, racismo, intolerância, chauvinismo) contrários à alteridade.

A tangibilidade desta Psicologia Social da ABRAPSO inicia por sua delimitação como práxis social que assume como finalidade a transmutação societária no sentido da superação do capitalismo e das suas formas, da libertação da classe trabalhadora (incluídos empobrecidos e despossuídos) e orientada para a construção de uma sociedade igualitária e sem classes.

40º aniversário. Outro dia de lutas.

 

[IMG=niver40]

[IMG=niver402]